A Académica implementou o programa You Print We Plant, que tem como objectivo, através do apoio a acções de reflorestação, devolver à natureza o número de árvores equivalentes à quantidade total de papel utilizada no You Print e, simultaneamente, incentivar os utilizadores a recorrerem à digitalização, reduzindo dessa forma o impacto ambiental.
Estas acções têm permitido não só a sensibilização de jovens adultos, portugueses e estrangeiros, para a importância na participação de acções que ajudam a diminuir o impacto ambiental, como também proporcionar a transmissão de valores como o companheirismo e espírito de equipa.
Gostavas de participar? Sabe como no Students Help Desk, no piso -1 do Campus Universitário da Penteada.

24 de Março de 2018
Procedeu-se à recuperação do coberto vegetal nas zonas sobranceiras à cidade do Funchal. Foram plantadas diversas espécies indígenas, tais como Loureiros, Faias, Leitugas, Massarocos, Goivos da Rocha, Isoplexis e Estreleiras.

1 de Dezembro de 2018
Comemorou-se o dia da Floresta Autóctone, através da campanha de reflorestação “Plantar uma Árvore”. Foram plantadas algumas espécies de flora indígena como 200 Faia das ilhas e 50 Loureiros.

5 de Janeiro de 2019
Seguindo o Plano de Gestão Florestal, foram plantadas espécies da flora indígena tais como Faias das ilhas e Loureiros. Foi realizado ainda o controlo de plantas invasoras, nomeadamente Giesta, Eucalipto e Acácia.

2 de Fevereiro de 2019
Para além do controlo de espécies invasoras, procedeu-se ainda à plantação de Loureiros, Isoplexis, Figueiras do Inferno, Piorno, Estreleiras e Aipo do Gado, de acordo com o Plano de Gestão Florestal.

16 de Março de 2019
Reflorestação das zonas sobranceiras à cidade do Funchal. Estas atividades decorreram no âmbito das comemorações da “Semana da Árvore e da Floresta 2019”

25 de Maio de 2019
Controlo de plantas invasoras através do arranque e corte da carqueja, giesta e acácia. Para além desta atividade, procedeu-se à recolha de lixo nas zonas de recreio e lazer do Parque Ecológico do Funchal.

15 de Junho de 2019
As plantas invasoras são das maiores ameaças à biodiversidade mundial, assim, no passado dia 15 de Junho, procedemos ao controlo destas, através do arranque e corte.

13 de Julho de 2019
O Parque Ecológico do Funchal tem vários espaços onde a colaboração de todos também é importante. Nesse sentido, procedeu-se à repicagem de algumas espécies da flora madeirense no viveiro de plantas indígenas.

10 de Agosto de 2019
Foi dada especial atenção na fauna e flora local, assim como uma das suas principais ameaças, as espécies invasoras. Procedeu-se ao controlo das mesmas.

21 de Setembro de 2019
Nesta manhã de sábado, os voluntários da Académica deram continuidade aos trabalhos de manutenção através do controlo de espécies invasoras.

26 de Outubro de 2019
Neste dia, contando com a ajuda de diversos estudantes da nossa universidade, procedemos à reflorestação das zonas altas do concelho do Funchal. Foram plantadas 80 faias, 36 loureiros e 15 cedros.

23 de Novembro de 2019
Procedemos à recuperação do coberto florestal no Parque Ecológico do Funchal com um resultado aproximado de 250 árvores plantadas, entre faias e loureiros.

14 de Dezembro de 2019
No seguimento de todo o trabalho que tem vindo a ser feito, e contando com a participação de diversos voluntários, foram plantadas 150 exemplares de faias e loureiros.

18 de Janeiro de 2020
Mais uma atividade de reflorestação realizada através do esforço de mais de 50 participantes. Foi possível plantar aproximadamente 300 faias e loureiros.

22 de Fevereiro de 2020
Contando com a participação de diversos voluntários, foram plantadas 100 exemplares de faias e loureiros.

28 de Outubro de 2020
A retoma das actividades de reflorestação no Parque Ecológico do Funchal permitiu dar continuidade às actividades de plantação no terreno.

11 de Novembro de 2020
Foram plantadas 100 exemplares de faias e loureiros.

16 de Dezembro de 2020
Foi dada continuidade às actividades de plantação no terreno.
Consulta o testemunho das actividades anteriores, partilhado pelos nossos voluntários europeus!
Fotografias captadas por Magdalena Zawadzka, Bartosz Budrecki e Justyna Baran voluntários da Polónia, ao abrigo do programa Erasmus+.