A Académica implementou o programa You Print We Plant, que tem como objectivo, através do apoio a acções de reflorestação, devolver à natureza o número de árvores equivalentes à quantidade total de papel utilizada no You Print e, simultaneamente, incentivar os utilizadores a recorrerem à digitalização, reduzindo dessa forma o impacto ambiental.

Estas acções têm permitido não só a sensibilização de jovens adultos, portugueses e estrangeiros, para a importância na participação de acções que ajudam a diminuir o impacto ambiental, como também proporcionar a transmissão de valores como o companheirismo e espírito de equipa.

8676_march2018

24 de Março de 2018

Procedeu-se à recuperação do coberto vegetal nas zonas sobranceiras à cidade do Funchal. Foram plantadas diversas espécies indígenas, tais como Loureiros, Faias, Leitugas, Massarocos, Goivos da Rocha, Isoplexis e Estreleiras.

0817_december

1 de Dezembro de 2018

Comemorou-se o dia da Floresta Autóctone, através da campanha de reflorestação “Plantar uma Árvore”. Foram plantadas algumas espécies de flora indígena como 200 Faia das ilhas e 50 Loureiros.

2797_january

5 de Janeiro de 2019

Seguindo o Plano de Gestão Florestal, foram plantadas espécies da flora indígena tais como Faias das ilhas e Loureiros. Foi realizado ainda o controlo de plantas invasoras, nomeadamente Giesta, Eucalipto e Acácia.

04_february

2 de Fevereiro de 2019

Para além do controlo de espécies invasoras, procedeu-se ainda à plantação de Loureiros, Isoplexis, Figueiras do Inferno, Piorno, Estreleiras e Aipo do Gado, de acordo com o Plano de Gestão Florestal.

8688_march

16 de Março de 2019

Reflorestação das zonas sobranceiras à cidade do Funchal. Estas atividades decorreram no âmbito das comemorações da “Semana da Árvore e da Floresta 2019”

4242_may

25 de Maio de 2019

Controlo de plantas invasoras através do arranque e corte da carqueja, giesta e acácia. Para além desta atividade, procedeu-se à recolha de lixo nas zonas de recreio e lazer do Parque Ecológico do Funchal.

Consulta o testemunho das actividades anteriores, partilhado pelos nossos voluntários europeus!

Fotografias captadas por Magdalena Zawadzka, voluntária da Polónia, ao abrigo do programa Erasmus+.