Investe em ti! Ganha vantagem competitiva no mercado de trabalho!

Derivado da evolução contínua da tecnologia e da sociedade, o mercado de trabalho apresenta, actualmente, níveis de competitividade e complexidade inéditos, que representam desafios para a inserção profissional dos jovens.

Entendemos que, para que possam ultrapassar estes desafios, é fulcral que os estudantes recebam uma boa preparação para a transição para a vida profissional, dever que, não sendo exclusivo, é indissociável das Instituições de Ensino Superior.

Surge então o projecto Investe em ti!, que tem como objectivo complementar as competências técnico-profissionais dos estudantes, adquiridas em contexto formal, com actividades que serão organizadas ao longo dos próximos meses, desde treinos de competências sobre como adequar a comunicação ou workshops de preparação para a entrevista de emprego, com o objectivo de facilitar a transição dos estudantes para o mercado de trabalho.

Adicionalmente, serão compiladas diversas informações e preparadas propostas, que serão entregues e discutidas com decisores políticos, fornecendo dados úteis e pertinentes à formulação de futuras políticas nos ramos da Juventude e da Educação.

A sessão de abertura teve lugar no dia 22 de Fevereiro de 2018, no Campus Universitário da Penteada, com a presença de elementos da Reitoria da Universidade da Universidade da Madeira e de elementos de entidades que compõem o tecido empresarial da Madeira.

Durante os dias 22 e 23 de Fevereiro, teve lugar um Open-day com o intuito de apresentar o projecto aos estudantes da Universidade da Madeira, promovendo um primeiro contacto com o projecto, através de uma actividade que despoletou, nos jovens, uma reflexão sobre os tópicos Presente, Sucesso e Futuro, e a sua relação com a empregabilidade.

Este momento permitiu também apresentar as actividades previstas para os próximos meses, realçando a importância destes temas para os seus futuros.

A primeira actividade dinamizada pelo projecto Investe em ti! foi um treino de competências, dinamizado “Pensa o Futuro. Constrói o teu!

Dividido em três sessões, que tiveram lugar nos dias 4 de Abril, 11 de Abril e 18 de Abril, este treino de competências permitiu aos participantes fazer uma reflexão sobre a sua situação actual e as suas perspectivas futuras, bem como demonstrar, através de métodos não-formais, a importância de competências como a adaptabilidade, a versatilidade ou a resiliência para o sucesso no mercado de trabalho.

Investe em ti 3.ª sessão 10
Investe em ti 3.ª sessão 7
Investe em ti 3.ª sessão 11
Investe em ti 3.ª sessão 2
Investe em ti 3.ª sessão 4

A transição para o mercado de trabalho simboliza a entrada num ambiente diferente, em que a comunicação é uma ferramenta crucial. Por essa razão, foi organizado um segundo treino de competências, denominado “Comunica mais e melhor na transição para o mercado de trabalho“, dividido em duas sessões, nos dias 2 de Maio e 9 de Maio.

Saber adequar o discurso a diferentes pessoas, como clientes, colegas ou supervisores, aprender a filtrar que tipo de linguagem é mais eficaz em diferentes situações ou até saber desconstruir críticas e opiniões de forma a analisar a sua pertinência, relevância e potencial de aprendizagem, foram alguns dos tópicos que foram abordados neste treino de competências, realizado ao abrigo do Investe em ti.

Investe em ti bannersmicrosite-03
Investe em ti bannersmicrosite-02
Investe em ti bannersmicrosite-01
Investe em ti bannersmicrosite-04

Podemos considerar que a entrevista de emprego é o Cabo das Tormentas da empregabilidade que, inevitavelmente, todos os jovens têm de dobrar para aportar com sucesso no mercado de trabalho.

E, tal como o seu homónimo no tempo dos Descobrimentos, apenas com com um grande trabalho de preparação é que é possível ter sucesso, motivo pelo qual o projecto Investe em ti incluiu um workshop, que teve lugar no dia 16 de Maio, completamente focado nesta etapa crucial.

Investe em ti bannersmicrosite-05
Investe em ti bannersmicrosite-06

Nos dias 13 de Março, 20 de Março e 27 de Março teve lugar o treino de competências “Competências chave para o mercado de trabalho!“, numa actividade que marca o arranque do 2.º ciclo do Investe em ti!

Nestas três sessões, quase três dezenas de jovens desenvolveram competências muito úteis para o seu futuro profissional como a proatividade ou a adaptabilidade profissional, com recurso a diversos métodos de educação não-formal.

789 x 320 (2)
380 x 320 (5)
583 x 320 (4)
583 x 320 (3)

Finalizada a última sessão do treino de competências, convidámos os participantes para uma actividade um pouco diferente do habitual: uma conversa em grupo com o intuito de partilhar esperiências, expectativas e receios sobre a transição para o mercado de trabalho, sendo acompanhada de um pequeno lanche para premiar os presentes!

sdr
sdr

Com a intenção de trabalhar a temática da empregabilidade jovem, a Académica da Madeira dinamizou o fórum “Pensar no Futuro, Agir no Presente!“, numa actividade que reuniu dezenas de jovens com decisores políticos e peritos.

O fórum teve início no dia 10 de Abril, no Colégio dos Jesuítas do Funchal e contou com várias personalidades na sessão de abertura, nomeadamente:

  • O Secretário Regional da Educação, Dr. Jorge Carvalho;
  • O Vereador da Câmara Municipal do Funchal com o pelouro da Juventude, Dr. João Pedro Vieira;
  • A Coordenadora do Observatório Permanente da Juventude, Dr.ª Maria Manuel Vieira;
  • A Vice-Reitora da Universidade da Madeira, Professora Elsa Fernandes;
  • O Presidente da Académica da Madeira, Engenheiro Carlos Abreu.
1195 x 500 (1)

Ao longo do dia, tiveram lugar três painéis com o objectivo de abordar questões importantes relacionadas com a transição para a vida profissional. Além de serem muito úteis aos jovens presentes, estes momentos tiveram, também, o intuito de os preparar para os grupos de trabalho que se seguiriam.

O primeiro painel, denominado “Os empregos e mundos profissionais do futuro“, focou aspectos pertinentes como a importância de algumas soft-skills (como adaptabilidade ou versatilidade) para o sucesso ou as constantes mudanças de paradigma nas chamadas “profissões de sonho”.

As vantagens de possuir um diploma de ensino superior foram o tema central do painel “Vale a pena estudar? A importância da educação superior para a empregabilidade“, com intervenções de diferentes pontos de vista, nomeadamente do tecido empresarial e da vertente académica.

Já o último painel do dia teve como objectivo promover a discussão sobre que estratégias serão mais eficazes aquando da procura de emprego, comparando a análise teórica com a aplicação prática no terreno, num momento designado “Ferramentas e estratégias para incrementar a empregabilidade“.

380 x 320 (1)
380 x 320 (2)
380 x 320 (3)

Cada painel de discussão foi seguido de uma actividade realizada em grupo:

  1. Identificação de problemas e obstáculos à empregabilidade
  2. Em busca de soluções: onde, quem e o que procurar?
  3. A luz ao fundo do túnel: elaborando a proposta.

Agrupados de forma aleatória, ao longo das várias actividades, os participantes identificaram diversos problemas relacionados com a transição para o mercado de trabalho e, em conjunto, idealizaram propostas com possíveis soluções para os mesmos, sempre com recurso a métodos de educação não-formal.

789 x 320 (1)
380 x 320 (4)

Tendo o primeiro dia do Fórum “Pensar no Futuro, Agir no Presente!” sido dedicado à idealização e elaboração de propostas com vista à resolução de problemas relacionados com a empregabilidade dos jovens, o segundo dia deu seguimento ao trabalho desenvolvido e teve como objectivo a apresentação das soluções e propostas idealizadas no dia anterior.

Para tal, os jovens foram recebidos na Assembleia Legislativa da Madeira e tiveram a oportunidade de expôr o fruto do seu trabalho perante membros da 1.ª Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude e da 6.ª Comissão Especializada Permanente de Educação, Desporto e Cultura.

583 x 320 (2)
583 x 320 (1)
1195 x 500 (2)

A entrevista é, por norma, o derradeiro passo num processo de contratação e, muitas vezes, é o elemento que faz a diferença entre o sucesso e o insucesso. Por essa razão, a Académica da Madeira dinamizou, neste 2.º Ciclo do Investe em ti, o workshopA Entrevista de Emprego“.

Como tal, nos dias 8 de Maio e 15 de Maio os jovens participantes tiveram a oportunidade de preparar-se para este momento decisivo no seu futuro profissional!

380 x 320 (8)
380 x 320 (7)
380 x 320 (6)

Logo após o início do novo ano lectivo teve lugar a última actividade dinâmica do Investe em Ti: o Peddy-Paper “Skills Camp: Assume o comando”. Esta actividade, que reuniu dezenas de jovens na Quinta de São Roque no dia 13 de Setembro, teve como objectivo incentivar o trabalho de equipa e promover a capacidade de tomada de decisão dos jovens, ao mesmo tempo que relembrou a existência de um elemento competitivo na empregabilidade e na transição para o mercado de trabalho.

De realçar que a vitória sorriu à equipa constituída por Ricardo Silva e Bruno Vieira, que realizaram o percurso em menos 3 segundos que os segundos classificados Gonçalo Mendes e Raúl Silva.

DSC_4902
DSC_4921

Dia 20 de Setembro de 2019 chegou ao fim o projecto Investe em Ti: Ganha vantagem competitiva no mercado de trabalho, com a realização da última actividade, a Sessão de Encerramento do 2.º Ciclo.

À semelhança do 1.º Ciclo, esta actividade foi assinalada com a realização de um Sarau de Fados, tendo também incluído a entrega de prémios à equipa vencedora do Peddy-paper, constituída por Bruno Vieira e Ricardo Silva.

Sessão de Encerramento
DSC_4882