Investe em ti! Ganha vantagem competitiva no mercado de trabalho!

Derivado da evolução contínua da tecnologia e da sociedade, o mercado de trabalho apresenta, actualmente, níveis de competitividade e complexidade inéditos, que representam desafios para a inserção profissional dos jovens.

Entendemos que, para que possam ultrapassar estes desafios, é fulcral que os estudantes recebam uma boa preparação para a transição para a vida profissional, dever que, não sendo exclusivo, é indissociável das Instituições de Ensino Superior.

Surge então o projecto Investe em ti!, que tem como objectivo complementar as competências técnico-profissionais dos estudantes, adquiridas em contexto formal, com actividades que serão organizadas ao longo dos próximos meses, desde treinos de competências sobre como adequar a comunicação ou workshops de preparação para a entrevista de emprego, com o objectivo de facilitar a transição dos estudantes para o mercado de trabalho.

Adicionalmente, serão compiladas diversas informações e preparadas propostas, que serão entregues e discutidas com decisores políticos, fornecendo dados úteis e pertinentes à formulação de futuras políticas nos ramos da Juventude e da Educação.

A sessão de abertura teve lugar no dia 22 de Fevereiro de 2018, no Campus Universitário da Penteada, com a presença de elementos da Reitoria da Universidade da Universidade da Madeira e de elementos de entidades que compõem o tecido empresarial da Madeira.

Durante os dias 22 e 23 de Fevereiro, teve lugar um Open-day com o intuito de apresentar o projecto aos estudantes da Universidade da Madeira, promovendo um primeiro contacto com o projecto, através de uma actividade que despoletou, nos jovens, uma reflexão sobre os tópicos Presente, Sucesso e Futuro, e a sua relação com a empregabilidade.

Este momento permitiu também apresentar as actividades previstas para os próximos meses, realçando a importância destes temas para os seus futuros.

A primeira actividade dinamizada pelo projecto Investe em ti! foi um treino de competências, dinamizado “Pensa o Futuro. Constrói o teu!

Dividido em três sessões, que tiveram lugar nos dias 4 de Abril, 11 de Abril e 18 de Abril, este treino de competências permitiu aos participantes fazer uma reflexão sobre a sua situação actual e as suas perspectivas futuras, bem como demonstrar, através de métodos não-formais, a importância de competências como a adaptabilidade, a versatilidade ou a resiliência para o sucesso no mercado de trabalho.

Investe em ti 3.ª sessão 10
Investe em ti 3.ª sessão 7
Investe em ti 3.ª sessão 11
Investe em ti 3.ª sessão 2
Investe em ti 3.ª sessão 4

A transição para o mercado de trabalho simboliza a entrada num ambiente diferente, em que a comunicação é uma ferramenta crucial. Por essa razão, foi organizado um segundo treino de competências, denominado “Comunica mais e melhor na transição para o mercado de trabalho“, dividido em duas sessões, nos dias 2 de Maio e 9 de Maio.

Saber adequar o discurso a diferentes pessoas, como clientes, colegas ou supervisores, aprender a filtrar que tipo de linguagem é mais eficaz em diferentes situações ou até saber desconstruir críticas e opiniões de forma a analisar a sua pertinência, relevância e potencial de aprendizagem, foram alguns dos tópicos que foram abordados neste treino de competências, realizado ao abrigo do Investe em ti.

Investe em ti bannersmicrosite-03
Investe em ti bannersmicrosite-02
Investe em ti bannersmicrosite-01
Investe em ti bannersmicrosite-04

Podemos considerar que a entrevista de emprego é o Cabo das Tormentas da empregabilidade que, inevitavelmente, todos os jovens têm de dobrar para aportar com sucesso no mercado de trabalho.

E, tal como o seu homónimo no tempo dos Descobrimentos, apenas com com um grande trabalho de preparação é que é possível ter sucesso, motivo pelo qual o projecto Investe em ti incluiu um workshop, que teve lugar no dia 16 de Maio, completamente focado nesta etapa crucial.

Investe em ti bannersmicrosite-05
Investe em ti bannersmicrosite-06