Things I don’t know
20 de Maio de 2017.
Obrigado, Carlos do Carmo!
22 de Maio de 2017.
Mostrar Tudo

Comissão das Pescas do PE

No âmbito da Herança Madeirense, o programa da AAUMa que congrega a sua oferta cultural e turística, será realizada uma visita à Alfândega Nova, atual Assembleia Legislativa Regional, à Comissão das Pescas do Parlamento Europeu.

Uma delegação da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu desloca-se entre 22 e 24 de maio à Madeira para aferir no terreno as necessidade do setor, tendo em vista apoiar a atividade à luz da proposta do PE de criação de um fundo específico para a pesca nas regiões ultraperiféricas, aprovada em abril.

A Região Autónoma da Madeira tem um elevado número de pescadores, contando com uma indústria da pesca extensiva e projetos de aquacultura que representam milhares de empregos no arquipélago. A ameaça ao peixe-espada preto, que representa metade das capturas, levanta desafios à atividade, como a renovação da frota e a necessidade de diversificação dos produtos da pesca.

Para conhecer as necessidades reais do setor, seis eurodeputados, provenientes de três países, terão encontros com o presidente do Governo Regional da Madeira e membros do governo, com deputados à Assembleia Regional, com representantes de empresas ligadas à pesca e com pescadores.

Da agenda, constam ainda visitas a empresas de aquacultura e outras ligadas ao setor e a diversos portos de pesca.

Os deputados terão ainda encontros com a imprensa na terça e quarta-feira. O programa provisório segue em anexo.

A delegação será liderada pelo deputado polaco e vice-presidente da Comissão das Pescas Jaroslaw Walesa (Partido Popular Europeu, PPE) e contará com os deputados portugueses Cláudia Monteiro de Aguiar (PPE) e Ricardo Serrão Santos (Socialistas & Democratas).

Para conhecer a proposta do PE para a criação de um fundo específico para as pescas nas regiões ultraperiféricas clicar aqui: Relatório sobre a gestão das frotas de pesca registadas nas regiões ultraperiféricas.

Artigo de divulgação, escrito ao abrigo do AO 1990, publicado originalmente no portal do Gabinete de Informação em Portugal do Parlamento Europeu.

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que, entre outras actividades, dinamiza o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira e o centro histórico da cidade. Desde de Março de 2017, o Mosteiro de Santa Clara passou a integrar e a enriquecer a nossa oferta. Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. Além dessas acções diárias, a AAUMa promove diversas actividades culturais ao longo do ano. Saraus de música, concertos, visitas temáticas e outras iniciativas são oferecidas ao público madeirense e estrangeiro. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.