Assembleia-geral
21 de Março de 2017.
Corte e Bênção das Fitas 2017
23 de Março de 2017.
Mostrar Tudo

Dia Nacional do Estudante

A AAUMa preparou um vasto leque de actividades para assinalar a semana onde comemoramos o Dia Nacional do Estudante.

O Dia Nacional do Estudante, instaurado pela Assembleia da República Portuguesa em 1987, fazendo com que o dia 24 de Março passasse a servir de homenagem à comunidade universitária que lutou pela liberdade em Portugal, será assinalado pela Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa), com um conjunto de actividades diversas, que terão lugar de 21 a 25 de Março.

Pela primeira vez em 10 anos de existência, o UMajuda, decorreu em Março. Estar na Universidade é, também, aprender a estar atento às questões que nos rodeiam, é crescer como indivíduos e como cidadãos. É nesta óptica que a AAUMa desafiou toda a Comunidade Académica, através desta iniciativa, a colaborar na recolha de livros infantis e manuais escolares do 1.º Ciclo, jogos didáticos e material escolar e desportivo que foram entregues na EB1/PE Vale e Cova do Pico, dia 21, com actuação musical de Tiago Silva e Margarida Oliveira.

Nesta semana é apresentado o programa Universitas, que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, através da acção “Fora da sala também aprendemos” que pretende dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capaz de assegurar sucesso no mercado de trabalho logo no primeiro ano do ensino superior, com o apoio da agência Ciência Viva. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

No próprio dia do Estudante, 24 de Março, pelas 13 horas, no Campus Universitário da Penteada, terá lugar um almoço/debate que reunirá à mesa estudantes das mais diversas áreas do saber com a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais. Temas como a actualidade do ensino superior, as dificuldades dos estudantes e suas famílias e os desafios da construção de oportunidades e da valorização da cidadania estarão em cima da mesa.

Pelas 21 horas do dia 25, sábado, será a vez de entrar em palco o Grupo Fatum, grupo de fados da AAUMa para o Sarau de Fado de Coimbra especial Dia do Estudante, seguido pelo já tradicional momento de degustação de produtos regionais e nacionais. De entrada livre o evento terá lugar na Sala dos Arcos, antiga Capela de Nossa Senhora de Belém, do Colégio dos jesuítas do Funchal, à Rua dos Ferreiros.

Deixamos, ainda, o convite para uma visita à exposição História do Funchal, disponível em 4 idiomas e fruto do trabalho de estudantes e antigos estudantes da UMa bem como de voluntários europeus ao abrigo do programa Erasmus+, na sequência do livro homónimo editado pela Imprensa Académica, da autoria do professor e historiador Rui Carita.