A Liberdade do Cristão
4 de Março de 2017.
Só 5% ocupam cargos de topo
8 de Março de 2017.

O III Colóquio Internacional INSULA. Para além de Natureza & Artifício realiza-se, de 8 a 12 Novembro de 2017, em simultâneo com a III Island Cities & Urban Archipelagos Conference (ICUA), resultando, assim, de uma parceria entre o UMa-CIERL as ICUA Conferences e a Island Dynamics. A data limite para submissão de propostas é o dia 30 de Maio.

Sobre os Colóquios Internacionais INSULA

Os Colóquios Internacionais INSULA constituem um ciclo de encontros académicos e culturais de âmbito internacional e multidisciplinar, promovido pelo UMa-CIERL na ilha da Madeira.

Com uma regularidade anual, os Colóquios Internacionais INSULA privilegiarão a área multidisciplinar dos Estudos Insulares, embora não se pretenda que o seu alcance temático e disciplinar se esgote aí. A proposta do título INSULA foi também orientada pelo valor metafórico que o lexema ILHA pode assumir: o de espaços, fenómenos e/ou discursos periféricos, relativamente a outros espaços, fenómenos e/ou discursos que, num dado contexto, assumem maior poder e visibilidade.

O UMa-CIERL, enquanto centro de investigação que começa a dar os primeiros passos e que se situa numa região europeia ultraperiférica, procura, assim, demarcar a sua presença no sistema académico regional, nacional e internacional, ao apostar na inovação (novos temas e problemáticas; novas metodologias e perspectivas de abordagem) e/ou em questões e discursos alternativos aos que dominam, hoje, nas Academias.

Neste sentido, os Colóquios Internacionais INSULA propõem-se como encontros disponíveis para a experimentação, debate e divulgação dessas propostas periféricas e inovadoras.

Cada edição dos Colóquios Internacionais INSULA seleccionará um tema central, de acordo com efemérides ou questões/objectos de estudo que assumam valor estratégico para o UMa-CIERL. Tendo em consideração os temas seleccionados, as várias Comissões Organizadoras desses encontros procurarão encontrar parceiros regionais, nacionais e/ou internacionais interessados e disponíveis para colaborarem na organização de cada um dos Colóquios Internacionais INSULA.

Texto reproduzido a partir do portal do UMa-CIERL.