A liga dos campeões da engenharia
27 de Fevereiro de 2017.
What if?
1 de Março de 2017.
Mostrar Tudo

A festa dos robôs

Durante três dias, mais de 500 participantes de Portugal e do Brasil vão participar na 11.ª edição da RoboParty. O evento vai decorrer no Minho e permitirá aprender a montar robôs automáticos que andam, saltam e dançam.

O Campus de Azurém, em Guimarães, recebe entre 2 e 4 de março a 11.ª edição da RoboParty. Organizada pela Universidade do Minho e pela spin-off SAR – Soluções de Automoção e Robótica, a iniciativa contará com mais de 500 participantes vindos de todo o país e do Brasil.

O evento pretende ensinar a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Embora a faixa etária da maioria dos participantes esteja situada entre os 15 e 18 anos, existem participantes dos 8 aos 61 anos.

A sessão de abertura é na quinta-feira, às 10h, com a presença do reitor António M. Cunha, do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, João Carlos Sousa, do presidente da Escola de Engenharia da UM, João Monteiro, entre outros.

No início do evento, as 120 equipas irão receber um kit, em peças, do novo robô «Bot’n Roll One A». Em seguida receberão formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com o apoio permanente de 90 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. No final o robô pode ir para casa com o participante, podendo ainda testá-lo em provas de obstáculo, perseguição e de dança.

Durante os três dias desta «festa» existirão atividades lúdicas, apresentação de gadgets, programação de robôs em ambiente gráfico, atuações de DJ e da Tuna Feminina de Engenharia da UMinho. Existirão ainda momentos desportivos com polo aquático, trampolins, torneios de ténis de mesa, badminton e xadrez.

Notícia do Canal Superior de 27/02/2017.