Projeto AMALIA
24 de Fevereiro de 2017.
A festa dos robôs
28 de Fevereiro de 2017.
Mostrar Tudo

A liga dos campeões da engenharia

O EBEC, concurso europeu destinado a estudantes de ciências, engenharias e tecnologias, vai arrancar com a sua fase local em Aveiro. O evento vai decorrer entre 10 e 15 de março, dividindo-se em duas modalidades: team design e case study.

A maior competição de estudantes de engenharia a nível europeu, o European BEST Engineering Competition (EBEC), vai arrancar nos dias 10, 11, 12, 14 e 15 de março na Universidade de Aveiro. O EBEC Aveiro é a fase local do projeto e é destinado a estudantes de ciências, engenharias e tecnologias.

A competição é composta por três fases: a local, organizada nas várias universidades onde o BEST está presente; a nacional, que irá decorrer a 22 e 24 de abril no Porto e a europeia que terá lugar em Brno, na República Checa.

O EBEC pretende que os alunos apliquem os seus conhecimentos técnicos em situações reais do contexto empresarial. Ao mesmo tempo promove a criatividade, o espírito de equipa e a iniciativa, impulsionando também o intercâmbio intercultural e o alargamento da rede de contactos.

A iniciativa tem a duração de 24 horas consecutivas, ao longo das quais equipas de estudantes participam numa das seguintes modalidades: team design, que consiste na construção de um protótipo com materiais limitados e case study, que exige o desenvolvimento de soluções para um problema teórico proposto.

No dia 15 de março as soluções encontradas serão apresentadas perante um painel de jurados, sendo julgadas em relação ao conteúdo e à forma como são comunicadas ao público. Em cada uma das modalidades – team design e case study – será escolhida uma equipa para representar o distrito de Aveiro na fase nacional.

Além do concurso, terá ainda lugar um momento de contacto entre empresas e estudantes, uma feira de empresas e um cocktail com direito a networking.

Notícia do Canal Superior de 27/02/2017.