Carta Aberta ao Primeiro-Ministro
9 de Fevereiro de 2022.
Transforma Portugal
7 de Abril de 2022.
Mostrar Tudo

Acolhimento à comunidade ucraniana

Acolhimento a Estudantes, Professores e Investigadores Ucranianos

As instituições de ensino superior portuguesas, solidárias com o povo ucraniano que sofre a violência da guerra, desejam contribuir para reduzir o sofrimento dos jovens estudantes, professores e investigadores que veem o seu percurso académico interrompido por um período cuja duração não se pode prever.

A Universidade da Madeira está disponível para acolher estudantes que poderão ingressar nos seus ciclos de estudo e concluir a sua formação em Portugal, bem como professores e investigadores para que possam continuar aqui o seu trabalho.

O atual enquadramento legal já contempla a figura do estudante em situação de emergência por razões humanitárias e prevê a atribuição de bolsas pelo Estado português que permitem assegurar o pagamento das propinas e meios de subsistência.

As candidaturas deverão ser apresentadas diretamente às instituições de ensino superior ou através de plataformas agregadoras da oferta disponível, como é o caso da Plataforma Global para os Estudantes Sírios.

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação atua como entidade coordenadora garantindo a divulgação das iniciativas, facilitando a comunicação entre os vários atores e recolhendo e atualizando a informação sobre os resultados do processo.

Consulta todas as instituições do ensino superior que se uniram a esta causa através da seguinte hiperligação.