Sarau de Fados de Junho de 2022
27 de Maio de 2022.
XV Troféu do Reitor
14 de Junho de 2022.
Mostrar Tudo

Perguntas e Respostas: Graduação

Aqui descobres um conjunto de esclarecimentos que  a ACADÉMICA DA MADEIRA preparou para ti.

Não te esqueças de fazer a tua inscrição para a GRADUAÇÃO, disponível aqui.

Em que data será a Bênção das Fitas e a GRADUAÇÃO dos estudantes da UMa?
Serão realizados no sábado, dia 9 de Julho de 2022. Em função dos mais de 400 inscritos, os finalistas serão divididos por duas cerimónias, permitindo que cada finalista esteja acompanhado de até 5 convidados.

Qual o horário da minha Bênção das Fitas e a GRADUAÇÃO?

Na parte da manhã, as portas do The Ballroom abrem às 9:00, permitindo que os finalistas e convidados entrem no espaço antes das missa que começa por volta das 10:00. É fundamental que todos os finalistas e respetivos convidados sejam portadores de convite. Por questões de segurança, dada a lotação da sala, não será permitida a entrada de convidados sem convite.

Na parte da tarde, as portas do The Ballroom abrem às 14:30, permitindo que os finalistas e convidados entrem no espaço antes das missa que começa por volta das 15:00. É fundamental que todos os finalistas e respetivos convidados sejam portadores de convite. Por questões de segurança, dada a lotação da sala, não será permitida a entrada de convidados sem convite.

Como é a divisão dos finalistas que participam da missa da Bênção das Fitas e GRADUAÇÃO de manhã e tarde?

Na parte da manhã, estarão os finalistas da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da UMa, da Faculdade de Ciências Sociais da UMa, do Pólo da Madeira da Universidade Aberta e da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny.

São, portanto, os finalistas dos cursos de Engenharia Informática (licenciatura e mestrado), de Engenharia Civil (licenciatura, mestrado e doutoramento), de Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações (licenciatura e mestrado), de Engenharia de Computadores, de Matemática, de Bioquímica, de Ciências da Educação, de Economia, de Educação Básica, de Educação Física e Desporto e de Gestão. Além desses cursos, dos mestrados em Bioquímica Aplicada; Design de Media Interativos; Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário; Matemática, Estatística e Aplicações e Nanoquímica e Nanomateriais e dos doutoramentos em Engenharia Eletrotécnica, Física e Química.

Na parte da tarde, estarão os finalistas da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, da Faculdade de Ciências da Vida da UMa, da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da UMa e da Escola Superior de Saúde da UMa.

São, portanto, os finalistas das licenciaturas em Artes Visuais, Comunicação, Cultura e Organizações, Design, Estudos de Cultura, Línguas e Relações Empresariais, Psicologia, Medicina, Biologia, Direção e Gestão Hoteleira. Além desses cursos, dos mestrados em Design dos Espaços, Estudos Regionais e Locais; Gestão Cultural; Linguística: Sociedades e Culturas; Literatura, Cultura e Diversidade; Psicologia da Educação e do doutoramento em Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico Institucional e em Literaturas e Culturas Insulares. Estão igualmente convocados os finalistas dos CTESP em Agricultura Biológica, Construção Civil, Contabilidade e Fiscalidade, Cozinha e Produção Alimentar, Gestão Energética e Ambiental, Guias da Natureza, Informação e Comercialização Turística, Marketing Digital no Turismo, Proteção Civil, Reabilitação Energética e Conservação de Edifícios, Redes e Sistemas Informáticos, Sistemas Eletrónicos e Instalações Elétricas, Tecnologias Agroalimentares, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, Treino Desportivo e Serviço Familiar e Comunitário.

Posso trocar o turno e participar noutro?
Não, apenas ingressam, com o respectivo convite, os finalistas que estejam no turno correto. A própria entrega de diplomas acontece respeitando os turnos e considerando que todos os finalistas são graduados no mesmo dia.

Porque as cerimónias serão em Julho?
Foi intenção da ACADÉMICA DA MADEIRA, auscultando os estudantes e demais parceiros da organização, retirar as celebrações do período letivo para acabar com as sobreposições que existiam com as avaliações e aulas, prejudicando a experiência de todos, além de representar custos acrescidos para os finalistas em mobilidade Erasmus+. A realização no final de Abril e/ou no início de Maio também costumava coincidir com a Festa da Flor, o que representava um aumento de gastos para os estudantes deslocados ou em mobilidade e para os amigos e parentes de fora da Madeira.

Quando devo recolher os convites para a GRADUAÇÃO?
Entre os dias 6 e 30 de Junho, no STUDENTS’ HELP DESK (piso -1), deves recolher os convites para a GRADUAÇÃO. Serão entregues num envelope único, contendo todos os seus convites. Guarda-os com cuidado, e indica aos convidados, pois não poderemos emitir novos convites. A recolha deve ocorrer das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 (segunda-sexta).

O que devo fazer se não puder recolher os convites para a GRADUAÇÃO?
Deves remeter, a partir do seu e-mail de aluno (númerodealuno@student.uma.pt), uma mensagem para gaudeamus@amadeira.pt, a indicar que os teus convites serão recolhidos por terceiros, referindo o nome completo da pessoa que irá recolher. Não receberá resposta, mas ficará registado o pedido. No acto de entrega, será obrigatório que a pessoa apresente um documento de identificação oficial (Cartão de Cidadão, por exemplo). Sem esse procedimento, os convites do finalista não poderão ser recolhidos por outra pessoa.

Terei um diploma?
Sim! A ACADÉMICA DA MADEIRA vai oferecer, a todos os finalistas, um diploma único e personalizado para recordação desse dia. Após subir ao palco, o finalista recolhe.

O que devo vestir?
Quem assim o entender, se for estudante de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento, pode participar na Bênção das Fitas e na GRADUAÇÃO utilizando o Traje Académico, preto ou azul. É essa a recomendação da ACADÉMICA DA MADEIRA para incentivar a preservação da tradição académica. A cartola, apesar de muito utilizada pelos finalistas, não é de uso obrigatório, tal como a pasta timbrada ou a pasta académica. São peças que costumam servir para recordação dos participantes e integram a tradição académica. No caso dos estudantes dos Cursos Técnico Superiores Profissionais, não podem utilizar o traje académico e, por isso, devem utilizar um vestuário sóbrio e adequado para a GRADUAÇÃO. Um fato, com ou sem gravata, um vestido longo ou um tailler, são boas opções. No espírito do traje académico, pautando a presença pela sobriedade que o momento exige, sem luxos, pinturas e penteados extravagantes.

O que deve ter em atenção ao utilizar o traje académico?
A GRADUAÇÃO é um momento importante da vida académica de qualquer estudante. Se estiver trajado, no caso dos estudantes de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento, devem ter em consideração as regras do Código de Praxe sobre a utilização adequada do traje académico. Em especial, considerem que não é permitido o uso visível de brincos, de relógios de pulso, de fios, de pulseiras e de piercings, a utilização de anéis, excepto alianças de compromisso, de noivado ou de casamento e anéis de curso. É, igualmente, interdito o uso de qualquer tipo de maquilhagem, o uso de verniz, de gel e de adesivos para as unhas, além de outros adereços que não integram o traje académico como boinas, chapéus, luvas ou guarda-chuva (Cap. IX, art. 25.º do Código de Praxe).

Quais são as cores dos cursos da UMa?
No caso das licenciaturas, podem verificar as fitas timbradas na GAUDEAMUS.pt e, na descrição de cada fita, encontram os cursos. I. Artes Visuais: Verde, II. Ciências (Exactas e Naturais): Azul Celeste, III. Estudos de Cultura: Azul Turquesa, IV. Ciências da Educação: Laranja, V. Ciências da Saúde: Amarelo, VI. Comunicação, Cultura e Organizações: Violeta, VII. Design: Cinzento,  VIII. Direção e Gestão Hoteleira: Laranja e Amarelo, IX. Ed. Física e Desporto: Castanho, X. Economia e Gestão: Vermelho, XI. Educação Básica: Verde-claro, XII. Educação de Infância: Rosa Bebé, XIII. Engenharias: Tijolo Vermelho escuro, XIV. Línguas e Relações Empresariais: Azul-escuro e Vermelho, XV. Letras: Azul-escuro, XVI. Professores do Ensino Básico: Verde-claro, XVII. Psicologia: Laranja, XVIII. Serviço Social: Verde Garrafa.

Sou finalista de um curso Técnico Superior Profissional, qual a cor da minha fita?
Por tradição, os finalistas de licenciatura da Universidade da Madeira utilizam fitas timbradas na pasta (académica ou timbrada). Existe uma cor para cada curso. No caso dos Cursos Técnico Superiores Profissionais, a cor da fita que deve ser utilizada é a Azul Celeste, pois é a cor da Universidade da Madeira.

Sou finalista de um mestrado e de um doutoramento, qual a cor da minha fita?
No mesmo espírito dos restantes cursos que não têm uma cor estabelecida, a cor da fita é a Azul Celeste, pois representa a Universidade da Madeira.

Como utilizo a fita timbrada? 
A fita timbrada, com o símbolo da Universidade da Madeira, é utilizada na pasta de finalista ou na pasta académica. A fita de cetim que se usa no braço esquerdo, apenas quando o estudante integra a Praxe Académica, deve ter 8 centímetros de comprimento, sendo que a largura pode estar entre os 0,8 e 1 centímetro (“A identificação do grau académico do utilizador do Traje será feita através do uso de fitas de cetim”, cap. VII, art. 2.º do Código de Praxe).

O que acontece na Missa da Bênção das Fitas? Quem pode participar?
Trata-se de uma celebração religiosa, que será realizada na parte da manhã e na parte da tarde, consoante a sua faculdade/escola/curso. Não deve esquecer do convite, tanto do seu como dos convidados. A Missa da Bênção das Fitas está integrada na cerimónia de GRADUAÇÃO, sendo realizada antes da entrega dos diplomas aos graduados pela UMa.

Quando será o encontro de preparação para a Missa da Bênção de Finalistas?
Para os que vão participar na Missa da Bênção das Fitas, haverá um encontro de preparação prévia na quinta-feira anterior, dia 7 de julho, às 21:00, na Igreja do Colégio no Funchal, orientado pelo Departamento da Pastoral de Ensino Superior na Madeira. Esse encontro é destinado a todos os finalistas inscritos para a GRADUAÇÃO.

Em qual local será a Bênção das Fitas?
Ao contrário dos anos anteriores, quando era realizada na Catedral, a Missa da Bênção das Fitas será no The Ballroom do Savoy Palace, na parte da manhã e da tarde. Tanto a Missa da Bênção das Fitas como a GRADUAÇÃO são realizadas no Savoy Palace, numa cerimónia única.

Qual o custo dos convites para a GRADUAÇÃO?
As cerimónias de GRADUAÇÃO, organizadas pela ACADÉMICA DA ACADÉMICA DA MADEIRA no Savoy Palace, não têm custos para os finalistas e são restritas aos convidados cujos convites serão recolhidos na GAUDEAMUS.

Haverá Baile de Finalistas?
Sim, haverá um Baile de Finalista, na discoteca Copacabana, na noite do dia 9 de Julho (sábado), que estará integrado na programação do CARUNCHO 2022. Tal como o SUMMER OPENING 2022, que integra o CARUNCHO 2022, para que o melhor festival de sempre, faça parte do melhor Caruncho de sempre.

O que acontece na GRADUAÇÃO?
A GRADUAÇÃO é destinada a todos os estudantes finalistas – dos cursos profissionais, das licenciaturas, das pós-graduações, dos mestrados e dos doutoramentos – trajados ou não trajados, participantes da praxe ou não. Os finalistas, no The Ballroom do Savoy Palace, são chamados ao palco e recebem um diploma, recordatório desse momento especial para todos os seus familiares, colegas e academia. Essa cerimónia ocorre após o final da Missa da Bênção das Fitas, no mesmo local, no The Ballroom do Savoy Palace.

Tenho que escolher um padrinho ou madrinha para a GRADUAÇÃO?
Não é obrigatório, mas o estudante quando é chamado para receber o diploma pode fazer se acompanhar por um padrinho/madrinha escolhido por si e que pode, inclusive, não estar ligado à Universidade. Pai, mãe, filho, amigo, marido, mulher, todos são passíveis de apadrinhar um finalista. Todos estes momentos decorrem separadamente, pelo que quem queira e possa participar em todos é livre de o fazer, mediante inscrição prévia.

Onde, quando e como me inscrevo?
As inscrições estão abertas até ao dia 25 de Maio. Cerca de 1400 lugares estão disponíveis para cada sessão. Por uma questão de segurança e de cumprimento das recomendações sanitárias prementes, as inscrições, que são de caráter obrigatório, não poderão ser feitas após o seu término. O estudante finalista deve realizar a inscrição aqui, enquanto estiverem disponíveis.

Quando fiz a inscrição, apenas era permitido ter 4 convites? Como faço para ter mais convites?
A divisão da cerimónia por turnos permitiu que o número de convites disponíveis fosse normalizado para 6, incluindo o do finalista. Caso tenha optado por outro número, pode alterar a sua inscrição, até ao dia 25 de Maio, na mesma plataforma, repetindo todos os seus dados e alterando o número para a quantidade desejada. Após o dia 25 de maio a plataforma encerra e não conseguirá fazer qualquer alteração.

O traje é obrigatório na GRADUAÇÃO?
Não, mas é recomendado e incentivado a todos os estudantes pela tradição que representa há quase três décadas.

Se quiser participar na Missa ou na GRADUAÇÃO mesmo não tendo participado na praxe posso fazê-lo?
Qualquer estudante é livre de participar nas atividades da ACADÉMICA DA MADEIRA. Isso inclui a GRADUAÇÃO e todas as atividades dessas festividades. Basta que realize a sua inscrição na plataforma, até ao dia 25 de Maio.

Onde compro o traje?
O Traje pode ser adquirido de forma remota na GAUDEAMUS.pt, na Eurofardas ou em várias lojas que comercializam. Atenção pois existem preços diferentes em cada loja. Existem duas opções: o traje nacional (negro) e o traje azul, da Universidade da Madeira.

Quando encomendar a pasta?
Ao longo destes meses a GAUDEAMUS da Penteada apresenta campanhas diversas. A pasta tradicional pode ser lá adquirida ou em GAUDEAMUS.pt. A pasta timbrada (personalizada com nome da Universidade, estudante, curso e data) tem como limite de aquisição o final do mês de Abril, caso queira tê-la para o dia festivo. Caso seja por uma questão de recordação, podes encomendá-la em qualquer época do ano.

Como uso as fitas? A quem dou? Fita preta?
As fitas devem ser adquiridas tendo em atenção as cores definidas para cada curso. O finalista pode partilhá-las com família, colegas e amigos para que registem uma dedicatória. A fita preta é dedicada a funcionários – docentes e não docentes – da UMa, caso seja da sua vontade colocar na sua pasta junto com as restantes fitas para benzer.

Como se usam e cosem os emblemas? Posso usar pins?
Os emblemas e os pins devem estar relacionados com as vivências do finalista enquanto estudante universitário. Não é de uso obrigatório, mas ao colocar os emblemas os finalistas devem ter atenção às regras existentes (pelo avesso, uma ordem recomendada, sem se ver costuras) plasmadas no Código de Praxe da UMa.

Os Cursos Profissionais podem participar? De que forma?
Os estudantes finalistas dos Cursos Profissionais, tal como das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos, podem participar na Missa da Bênção das Fitas e na GRADUAÇÃO. É-lhes vedado o acesso ao Corte das Fitas, que é uma cerimónia feita noutro dia e noutro local, uma vez que é exclusivo para finalistas que tenham comprovadamente participado na Praxe.