Uma menina feliz: LOURDES CASTRO
5 de Dezembro de 2021.
Aragão, um espírito irrequieto
17 de Dezembro de 2021.
Mostrar Tudo

Histórias com muito sabor…

HISTÓRIAS DE COMER BEM E SABOROSO
de Carlos Diogo Pereira e Bruno Sousa

Inscrições para a sessão de apresentação aqui.

Já à venda na GAUDEAMUS, na Bertrand, na WOOK, na Fnac e na GAUDEAMUS.pt.

As ilhas da Madeira têm vários alimentos saborosos que fazem bem ao nosso corpo e que vieram de várias partes do Mundo para dar origem aos pratos tradicionais madeirenses.

Neste livro, contamos-te duas divertidas histórias que te vão mostrar como os alimentos da Madeira mudam a vida de adultos e de crianças como tu.

Vem divertir-te connosco e aprender a comer bem e saboroso!

CARLOS DIOGO PEREIRA

Nasceu em Oeiras, em 1984, mas passou a infância em Castelo Branco. Vive no Funchal, cidade onde decidiu fazer seus estudos superiores.
Formou-se em Biologia e, posteriormente, em Ensino da Biologia e da Geologia, pela Universidade da Madeira, com uma passagem pela Universidade de Évora.

Já colaborou em alguns programas universitários ligados à didática das ciências naturais para crianças e jovens, chegando a receber uma bolsa de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian.
Dinamiza, ocasionalmente, ateliers de ciências e de História para crianças ou séniores, em diferentes contextos de ensino não formal.

É colaborador da Académica da Madeira desde 2006 e, entre outras iniciativas, apoia a investigação e a organização de visitas culturais a vários locais do Funchal.

Atualmente, é o responsável pelo serviço educativo do programa Herança Madeirense e, desde 2013, integra a equipa da Imprensa Académica – chancela editorial da Académica da Madeira, sendo autor e coautor de algumas obras infanto-juvenis publicadas por esta editora.

BRUNO SOUSA

É nutricionista na Região Autónoma da Madeira, com o grau de especialista, desde 2008.

Licenciou-se na Universidade do Porto, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (2001), fazendo, posteriormente, o mestrado (2006) e, ainda, o doutoramento (2011).

Na área da pedagógica, leciona ou lecionou em várias instituições de Ensino Superior portuguesas, como as universidades Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a da Madeira e a do Porto, a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (Funchal), entre outras, pelas quais exerce funções de orientador de estágios académicos, de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento.

Enquanto investigador e divulgador, é autor de diversas publicações científicas, em especial na área da avaliação nutricional.
O mérito do seu trabalho já lhe granjeou os prémios Nestlé de Nutrição Comunitária (2008), Dr. Emílio Peres (2010) e Professor Doutor Norberto Teixeira dos Santos (2013).

TERESA VIEIRA

Nasceu na Venezuela, em 1997, onde passou a infância e a juventude.

Em 2015, iniciou os seus estudos superiores em Artes Plásticas, na Escola de Artes Plásticas Arturo Michelena. Três anos depois, já em Portugal, integra a licenciatura em Artes Visuais na Universidade da Madeira.

Nos anos seguintes, como jovem talento nas artes, apresentar-se na mostra conjunta Iluminações – entre o confronto e o conforto, desenvolvida em 2019, na Galeria.a – Cine Teatro de Santo António (Funchal), com a instalação “Teatro das luzes”.

Na mesma galeria funchalense, em 2020, integra a exposição “o Ventre Dos sonhos”, desta feita com um desenho “Detrás da folha em branco”.

Começou a colaborar com a Académica da Madeira no âmbito da revista ET AL., sendo integrada noutros projetos das chancelas editorais desta associação.