A acção social é uma prioridade
18 de Novembro de 2021.
Mostrar Tudo

Roboats: barcos autónomos

Está a decorrer um teste em Amesterdão com a utilização de Roboats, barcos completamente elétricos e autónomos que podem ser usados com variados fins

A equipa do MIT Senseable City Lab está a conduzir um teste piloto com uma infraestrutura modular que pode ser adaptada para servir vários fins, de forma relativamente rápida. Os Roboats são barcos elétricos e autónomos que podem transportar passageiros, recolher lixo e até servir de ponte para passagem de peões. Há dois protótipos a serem usados nas águas da cidade dos Países Baixos atualmente.

O diretor do Senseable City Lab conta à Cnet que “os Roboat vão ser controlados através de uma interface tátil. Nesta fase, ainda são protótipos, mas podemos imaginar aceder ao telefone ou a qualquer interface tátil, introduzir o destino, e o barco a levar-nos até lá”. Além da bateria, dos propulsores e do sistema de controle, há também um sistema de recolha de amostras de água para analisar a qualidade em tempo real.

O topo do Roboat é modular, podendo ser mudado para servir vários fins. Os criadores explicam que a mudança pode ser feita em menos de uma hora, alternando entre barco de transporte de passageiros para servir de ponte, por exemplo, muito rapidamente.

Os Roboats ainda estão em fase de desenvolvimento e não estão prontos para entrar no mercado para já.

Clique aqui para ler a notícia da Exame Informática de 24/11/2021.