Sarau de Fados — Novembro 2021
30 de Outubro de 2021.
Lanchar com… Camilo Castelo Branco!
7 de Novembro de 2021.
Mostrar Tudo

How to be a Storyteller in Madeira

Dia 13 e 14 de Novembro de 2021, das 9:00 às 16:00

A formação é aberta a todos os interessados, sejam ou não estudantes da Universidade da Madeira.

Tens ideias e mensagens a narrar mas tens algum receio de o fazer ou desconfias não ter a experiência necessária para melhor as transmitir? Apresentamos-te o Storytelling, uma das técnicas mais eficazes para o fazeres. Trata-se da arte de contar, desenvolver e adaptar histórias com princípio, meio e fim através das personagens, da envolvência, do antagonismo e da mensagem a transmitir de forma a criar uma forte conexão com o ouvinte.

Com a presença especial do Teatro Bolo do Caco, um grupo de teatro regional focado na animação e Teatro de rua, e do Mattia Di Pierro, um Storyteller internacional que integra o Comité Executivo da Federation of European Storytelling (FEST), vai ser desenvolvida uma acção de formação nos dias 13 e 14 de Novembro no Colégio dos Jesuítas.

Dia 13 de Novembro de 2021

09:00 às 13:00 / 14:00 às 16:00
Colégio dos Jesuítas
Conteúdo programático:

Body, Presence and Movement;
Falar em frente ao público não é tarefa fácil: muitas vezes ficamos stressados ao sentir os olhos do público, ou nos questionamos sobre o que temos em mãos, ou a pressão é tão grande que nos deixa presos no lugar e tentamos esconder a sensação de que a audiência é grande demais; neste workshop através de jogos e exercícios, vamos aprender como evitar tudo isso, aprender a preencher os espaços, saber como enfrentar o público, fortes e seguros enquanto falamos, como as árvores, com raízes firmes e mesmo assim com a liberdade nos movermos ao sabor do vento.

Teatro e Histórias com Manteiga d’Alho

Conferência Storytelling.

Dia 14 de Novembro de 2021

09:00 às 13:00 / 14:00 às 16:00
Colégio dos Jesuítas

Conteúdo programático:

Voice, Rhythm and Style;
Ouvir uma História é como ouvir uma música. Uma má música é aborrecida, previsível, monótona e vazia mas uma excelente música, consegue tocar-nos e surpreende-nos através das suas mudanças e alterações rítmicas, encanta as nossas mentes pelas notas e sons. Vamos descobrir as possibilidades da nossa voz através de jogos, para que se envolva, conecte e se motive o público, vamos experimentar com ritmos e estilos e ver o que acontece enquanto construímos uma história como se de uma colorida e vibrante música se tratasse.

Visita Guiada pelo Funchal

Na tarde de Domingo vem passear connosco e poderás ver em primeira mão o Storytelling na visita guiada pelas ruas do Funchal .

Embarca nesta aventura que te leva pela criatividade, imaginação e comunicação a conhecer a herança cultural em homenagem ao diálogo e à linguagem intercultural!

Certificado de participação
Junta-te a esta comunidade Internacional de Storytelling. Aproveita e enriquece o teu currículo!

Inscrição
Inscreve-te gratuitamente através desta hiperligação.

MATTIA DI PIERRO

Mattia Di Pierro é um jovem Storyteller do sul de Itália, em 2012 mudou-se para Roma e ingressou na Escola de Drama e foi nesse ano de 2014 que iniciou a sua jornada como Contador de Histórias. É o fundador do “Vulture Storytelling” um festival de Storytelling que se realiza em Basilicata, a sua terra natal, colaborou com diversos grupos e associações a promover o Storytelling em Bolzano, Florença, Roma e além mar. Em 2018 é eleito membro do Comité Executivo do Fest (Federation of European Storytelling)

TEATRO BOLO CACO

O Teatro Bolo do Caco estreou-se no final de 2011. Em 2012, entre um ou outro recital de poesia, animações de rua, sketches de teatro, lançamentos de livros, um policial num Hotel e uma residência artística, monta alguns espectáculos. Desde 2015 que se foca fundamentalmente no teatro e circo de rua, e na animação temática, actuações de teatro e novo circo em rua e espaços alternativos. Em 2018 torna-se Associação Teatro Bolo do Caco e junta-se à Associação Casa Invisível com visitas encenadas, em 2019 organiza o Festival de Teatro de Rua do Funchal. Nunca esquecendo o património cultural, tradicional e regional, valorizando principalmente elementos da história e do folclore.

HERANÇA MADEIRENSE

A HERANÇA MADEIRENSE congrega a oferta cultural e turística, promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Este programa concretiza-se na dinamização de vários monumentos e atrações do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços, tais como as visitas educativas, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas, de natureza gratuita.

O Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e a Quinta Vigia são alguns dos locais integrados na HERANÇA MADEIRENSE.

Vencedor, em 2017, de dois prémios nacionais, o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander, a HERANÇA MADEIRENSE continua a apostar na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços.