PinePhone Pro é baseado em Linux
19 de Outubro de 2021.
Uma (des)aposta na Investigação
21 de Outubro de 2021.
Mostrar Tudo

NASA avança com a missão Lucy

Agência espacial norte-americana avança com o lançamento de Lucy, um veículo destinado a explorar os asteroides Trojan, perto de Júpiter, que se considera serem os ‘fósseis’ do Sistema Solar

A NASA anunciou que sua missão Lucy, destinada a investigar os primórdios do Sistema Solar já arrancou, estando o veículo destinado a explorar os asteroides Trojan, perto de Júpiter. Lucy tem dois conjuntos de painéis solares com cerca de oito metros de largura e que lhe irão carregar as baterias ao longo do percurso. O veículo vai orbitar em torno do Sol enquanto se prepara para o primeiro voo assistido por gravidade, previsto para outubro de 2022.

A missão vai ser longa, com outro voo assistido marcado para 2024 e o primeiro vislumbre de asteroides estimado para 2025. Em 2027, a sonda deve começar a ver os primeiros Trojan e depois Júpiter. O plano partilhado pela NASA prevê quatro voos rasantes e o regresso à Terra para novo voo assistido em 2031, antes de voltar para visitar o segundo grupo de asteroides em 2033, noticia o Engadget.

Entretanto, a NASA prevê lançar outro veículo de exploração, o Psyche, em 2022, que se destina a visitar o asteroide metálico com o mesmo nome em 2026 e passar 21 meses a determinar a sua origem.

Thomas Zurbuchen, administrador da NASA, afirma que esta “verdadeira missão de descoberta, a Lucy tem plenas oportunidades para aprender mais sobre estes misteriosos asteroides Trojan e melhor perceber a formação e evolução do sistema solar embrionário”.

Atualmente, a aeronave está a viajar a 108 mil km/h numa trajetória em órbita do Sol.

Clique aqui para ler a notícia da Exame Informática de 18/10/2021.