Queres ser embaixador?
3 de Setembro de 2021.
Sarau de Fados — Outubro 2021
4 de Outubro de 2021.
Mostrar Tudo

Novo percurso HISTORY TELLERS

Com o arranque do ano letivo, a ACADÉMICA DA MADEIRA apresenta uma nova visita educativa, a HISTORY TELLERS FUNCHAL LIVING CULTURE.

A fusão das visitas educativas com o Teatro de Rua, permitirá aos mais pequenos aprender sobre o património, a cultura e a história do Funchal.

Esta visita está disponível, através do serviço educativo do programa HERANÇA MADEIRENSE, para o ano letivo que começa agora.

HISTORY TELLERS: FUNCHAL LIVING CULTURE

O 5.º percurso da visita HISTORY TELLERS chama-se FUNCHAL LIVING CULTURE e tem como mote dar nova vida ao património da cidade do Funchal, através do Teatro de Rua.

Numa simbiose entre o premiado programa HERANÇA MADEIRENSE da ACADÉMICA DA MADEIRA e a associação TEATRO BOLO DO CACO, esta visita dramatizada leva as pessoas a fazer numa viagem no tempo.

Algumas dezenas visitantes já experimentaram esta visita guiada pelo núcleo histórico da Sé, que inclui 9 cenas de Teatro de Rua que abordam diferentes temáticas da história da Cidade e da Região.

Este “trabalho nasce da vontade de descobrir novos públicos, explorando ao mesmo tempo a cultura, história e património do Funchal, criando um produto que dá o dá a conhecer aos seus visitantes através da experiência viva”, afirma Xavier Miguel, diretor do TEATRO BOLO DO CACO e um dos atores que atua nestas visitas.

Xavier é um dos 5 atores que integram a visita. Entre outros, ele encarna um padre jesuíta do antigo Colégio de São João Evangelista, o edifício que acolhe atualmente a Reitoria da Universidade da Madeira e que integra a majestosa Igreja do Colégio.

Como refere ainda, os objetivos são “[…] valorização e divulgação do património, história e cultura do Funchal […]”.

Visitas educativas HISTORY TELLERS

As visitas HISTORY TELLERS, ou contadores da História, como é explicado aos mais novos incluem-se no Serviço Educativo da HERANÇA MADEIRENSE.

Todos os anos, a ACADÉMICA realiza visitas educativas para milhares de alunos e seus professores através do Serviço Educativo.

Desde que o Serviço foi criado, são realizadas visitas para alunos de todos os níveis de Ensino, desde o 1.º ano do Ensino Básico até ao doutoramento. Além deles, encontram-se muitos estudantes estrangeiros que estão na Madeira, ao abrigo de programas de intercâmbio.

As visitas dramatizadas são a nova aposta da ACADÉMICA DA MADEIRA para o serviço educativo da HERANÇA MADEIRENSE.

As visitas educativas HISTORY TELLERS: FUNCHAL LIVING CULTURE irão funcionar no ano letivo que começa agora.

Para os restantes interessados, HISTORY TELLERS: FUNCHAL LIVING CULTURE realiza-se às quintas-feiras, pelas 10.30 horas, a partir do Colégio dos Jesuítas.

HERANÇA MADEIRENSE

A HERANÇA MADEIRENSE congrega a oferta cultural e turística, promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Este programa concretiza-se na dinamização de vários monumentos e atrações do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços, tais como as visitas educativas, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas, de natureza gratuita.

O Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e a Quinta Vigia são alguns dos locais integrados na HERANÇA MADEIRENSE.

Vencedor, em 2017, de dois prémios nacionais, o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander, a HERANÇA MADEIRENSE continua a apostar na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços.

Visitas HISTORY TELLERS

Por meio de diferentes circuitos, damos a conhecer aos nossos visitantes, estrangeiros e residentes, edifícios públicos, jardins, museus, monumentos, superfícies do comércio tradicional, entidades culturais, locais de culto, entre logradouros, permitindo a descoberta da história, da cultura e da nossa sociedade.

Todas as visitas são apoiadas na pesquisa levada a cabo por investigadores da Universidade da Madeira e de outras instituições de igual mérito, em diferentes áreas do saber (história, geografia, biologia, geologia, literatura, artes plásticas, arquitetura, urbanismo, entre outros) que têm colaborado em diferentes atividades desenvolvidas pela ACADÉMICA.

Os guias destas visitas são jovens estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira, bem como jovens voluntários estrangeiros que, ao abrigo do programa ERASMUS+, pretendem desenvolver uma experiência de trabalho e ganhar novas competências. Oriundos de diversos países da Europa, dando ao programa uma natureza multicultural e multilingue.

Até ao momento, foram realizam-se 4 circuitos diferentes, pelo centro do Funchal:

1. Pelo coração da cidade: que abarca os núcleos históricos da Sé e de Santa Maria Maior.

2. Mistérios do Funchal: que percorre o núcleo histórico de São Pedro.

3. Vinho e Cultura: que se foca nos históricos comércios do açúcar e do vinho Madeira.

4. Jardins e Parques: que destaca a Madeira como paraíso dos Naturalistas, abordando vários espécimes indígenas e introduzidos que habitam o centro da cidade.

Estas visitas têm uma vertente social, na medida em que as verbas conseguidas na sua realização revertem a favor de projetos de apoio aos estudantes da Universidade da Madeira, como sejam o financiamento de refeições, de material escolar, na aquisição de livros e na manutenção do espaço escolar da Universidade.