Exercício reduz ansiedade em 60%
14 de Setembro de 2021.
Corais feitos em impressoras 3D
16 de Setembro de 2021.
Mostrar Tudo

Mensagem oculta em foto da SpaceX

A poucos dias do lançamento a equipa composta por civis utilizou código Morse para ocultar um enigma

O Inspiration-4, o primeiro voo espacial totalmente civil, irá ser, possivelmente, lançado esta semana, pelo que, na passada segunda-feira, dia 13, a tripulação da missão juntamente com a SpaceX partilharam uma mensagem através do Twitter.

Na imagem partilhada podia ver-se a equipa numa fotografia, à primeira instância, simples, mas veio-se a perceber, através de uma análise da internet no subreddit, que está escrito, no fundo da imagem em código de Morse “Ovo da Páscoa” , noticia o Futurism. Na legenda da publicação lê-se “Ad astra!” que, em latim, significa “para as estrelas”. Mais tarde, Sin Proctor, professora de geologia e um dos membros da equipa partilhou a mesma imagem com a mesma legenda -“Ad astra”.

O Inspiracion-4 será lançado brevemente no Kennedy Space Center da NASA em Cape Canaveral, Flórida.

Não é a primeira vez que mensagens secretas são utilizadas quando o assunto é voos espaciais. O ano passado o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA também incendiou a Internet ao incorporar, no paraquedas lançado durante a descida do Mars Perserverance, uma mensagem secreta. Através de um código binário foi projetado um padrão branco e vermelho onde se podia ler “Ouse coisas poderosas”, lema não oficial do centro tecnológico de pesquisa norte-americano e ainda as coordenadas do centro em Pasadena, na Califórnia.

Clique aqui para ler a notícia da Exame Informática de 14/09/2021.