Graduação, em Julho!
7 de Junho de 2021.
Um tesouro da flora do Porto Santo
21 de Junho de 2021.
Mostrar Tudo

O Bordado da Madeira na FNAC

Em cada ilustração, estão representados pormenores das […] vidas das bordadeiras. [As crianças ficarão a conhecer] a sua casa, o seu trabalho, a sua comunidade e a sua família.

Rafaela Rodrigues

A BORDADEIRA: Ilustrações de Rafaela Rodrigues em exposição na FNAC Madeira

A inauguração de A BORDADEIRA está agendada, para sábado, dia 12 de junho, às 17:00.

 

A BORDADEIRA de Rafaela Rodrigues

Numa iniciativa que resulta de uma parceria entre a FNAC e a editora Imprensa Académica/CADMUS, a exposição do livro A BORDADEIRA dá o mote para uma série de trabalhos que serão exibidos bimestralmente no espaço cultural da FNAC, ao longo de um ano. Cada mostra terá sempre como tema base uma obra editada.

Com o objetivo de mostrar aos mais pequenos algumas profissões tradicionais que se encontram em risco de extinção, Rafaela Rodrigues, em colaboração com a editora CADMUS e a FNAC, dá-nos a conhecer as bordadeiras da Madeira.

Num mundo que luta pela igualdade de género, as bordadeiras são exemplo de emancipação feminina, trabalhando fora de casa e sustentando-se e às suas famílias.

Formam uma profissão centenária através da qual as mulheres ajudaram a construir a Madeira que conhecemos atualmente, mas que é muitas vezes esquecida.

“Construí estas imagens tendo como inspiração as mulheres da comunidade onde cresci, recorri a elas para registar as suas vivências e fui recebida com histórias muito bonitas e emocionantes”, afirma Rafaela Rodrigues.

“Para além da partilha das suas palavras, estas senhoras partilharam comigo o seu trabalho, os seus desenhos e as suas ferramentas, como agulhas, tesouras e panos”, conclui.

Ao longo do livro que compila as ilustrações que estarão em exposição na FNAC, o leitor tem oportunidade de vivenciar o quotidiano de uma bordadeira e saber como, onde, com o quê e com que intuito faz os bordados.

Além de personagens bonacheironas e de aspeto fofo, a autora recria ambientes e objetos próprios do universo das bordadeiras muito reais, sendo cada ilustração um espetáculo digno do bordado mais elaborado de uma toalha de festa.

Os pormenores desenhados por Rafaela Rodrigues incluem, por exemplo, a aplicação do anil da estampagem do tecido a ser bordado ou até mesmo o pequeno curvímetro, instrumento da cartografia, que serve igualmente à indústria do Bordado da Madeira.

O livro A Bordadeira, que está à venda na FNAC, “é uma carta de amor a todas as mulheres que dedicaram ou dedicam a sua vida a este ofício”, remata Rafaela Rodrigues.

 

Sobre a autora

Rafaela Rodrigues é designer e ilustradora portuguesa nascida além-mar, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, em 1990.

Ainda muito jovem, mudou-se com os pais para a Ilha da Madeira, mais propriamente para Machico, de onde é oriunda a família. Na infância mostrou aptidão para o desenho e, através dele, para contar as histórias que lhe povoavam a imaginação.

Chegado o momento de escolher a sua formação superior, a vocação falou mais alto licenciando-se em Design, pela Universidade da Madeira, e seguindo para mestrado em Ilustração na Escola Superior Artística do Porto-Guimarães.