Xiaomi lança TV abaixo dos 300€
1 de Junho de 2021.
Nova imagem do centro da Via Láctea
3 de Junho de 2021.
Mostrar Tudo

Afinal, Marte não é vermelho?

No dia em que se cumprem 18 anos sobre o lançamento da Mars Express, a primeira missão da Agência Espacial Europeia ao planeta, discute-se no Twitter a ‘verdadeira’ cor de Marte. Ficam os esclarecimentos do engenheiro aeroespacial, que tem a função de controle de missão da próxima missão da ESA ao Planeta… Vermelho

A polémica ainda não tinha chegado a Frankfurt, onde Tiago Loureiro, responsável pelo controle de missão da ExoMars, na Agência Espacial Europeia, vive. Mesmo assim, o engenheiro aeroespacial acedeu a explicar por que razão o jornalista da SIC, José Gomes Ferreira, não tem qualquer base científica para duvidar que o planeta Marte seja de facto vermelho (uma polémica levantada no programa da Antena 1 Prova Oral, conduzido por Fernando Alvim, e amplificada na rede social Twitter). Curiosamente, lembrou-nos, hoje celebram-se 18 anos sobre o lançamento da primeira missão europeia a Marte, a Mars Express.

Desde quando é conhecida a cor de Marte?

A cor de Marte é conhecida desde sempre, basta olhar para ele no céu. É visível a olho nu e tem uma cor avermelhada. Não é por acaso que pelo menos desde os Babilónios as linguagens humanas se referem a Marte com termos que se identificam com o deus do fogo, da guerra, do sangue, etc.

Que missões espaciais vieram confirmar o que já era observado a partir da Terra?

A missão Americana Viking (duas, 1 e 2) aterrou em Marte em 1976. Através de imagens tiradas em Marte é possível confirmar as cores. Estas têm que ser calibradas, como acontece com qualquer câmara. Para isso, usam-se alvos de calibração. São basicamente cartões colocados no campo de visão das câmaras com diversas cores que são bem conhecidas antes do lançamento. Estes cartões são depois usados para corrigir as cores.

Quais as missões que atualmente estudam Marte?

A ESA tem neste momento em Marte duas missões: a Mars Express e a Trace Gas Orbiter (ExoMars 2016). Em preparação temos a ExoMars 2022, Rover e Surface Platform, para aterrar o rover Rosalind Franklin e a plataforma científica Kazachok.

Qual o principal objetivo da ExoMars?

O objetivo da missão é investigar se alguma vez existiu vida em Marte. A ExoMars 2022 é uma cooperação da ESA com a Agência Espacial Russa Roscosmos. A seguir, a ESA está a colaborar com a NASA para desenvolver a Mars Sample Return, com o objetivo de trazer amostras do solo de Marte para análises em laboratórios na Terra.

Clique aqui para ler a notícia da Exame Informática de 02/06/2021.