Escrever com a mente
13 de Maio de 2021.
Semana Europeia da Juventude 2021
18 de Maio de 2021.
Mostrar Tudo

Glaciares em Marte fornecem água

Sob a superfície super árida de Marte, ou Planeta Vermelho, existem fontes abundantes de gelo que um dia poderão ser acessíveis a exploradores humanos e até mesmo potenciais colonos. Saiba mais aqui!

Algumas dessas fontes de gelo encontram-se na região de latitude média conhecida como Arcadia Planitia, uma planície localizada nas planícies do norte de Marte. De acordo com uma nova investigação realizada com o apoio do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, a região mostra sinais de atividade glaciar. Estas descobertas podem ser muito úteis para os pousos humanos e para a exploração de Marte no futuro.

As especulações sobre a existência de gelo em Marte remontam a séculos, mas permaneceram incertas até que as missões Viking da NASA pousaram em Marte, na década de 1970. Estas observaram a presença de vapor de água e características semelhantes a glaciares, que incluíam ondulações generalizadas e acumulações de material não consolidado.

Glaciares na região

Os autores deste estudo, que foi publicado na revista Icarus, mapearam dezenas de pontos de superfície de Arcadia Planitia, à procura destas características. No processo, foram encontradas ondulações e sulcos em vales e encostas. No entanto, Shannon Hubbard e a sua equipa também encontraram essas mesmas características numa região plana de Arcadia Planitia que estava isolada de quaisquer penhascos ou encostas, deixando a possibilidade de que o gelo já teria estado, também, nesse local.

Shannon afirmou que: “Encontrar características de fluxo nesta região plana foi muito emocionante. Estudos anteriores sugeriram que há uma camada de gelo subterrânea no nosso local de estudo o que indica que há uma dinâmica glaciar mais complexa em Marte.”

Esse gelo pode ser extraído para consumo?

Enquanto a maioria dos glaciares de Marte e o seu gelo subterrâneo estão localizados perto de penhascos e em encostas, o glaciar de Arcadia Planitia forma um manto de gelo plano que fica próximo da superfície. Para além disso, existem poucos perigos geográficos a enfrentar (como rochas de superfície e detritos), o que o torna um local de pouso ideal e um bom local para recursos in situ, durante futuras missões humanas.

“Visto que o gelo encontrado na Arcadia Planitia está próximo da superfície, será de fácil acesso e poderá ter vários usos, caso as missões tripuladas se tornem habituais.”

Todavia, o gelo Arcadiano pode ser facilmente acessível, em relação a outros depósitos de gelo conhecidos, nas mesmas latitudes deste planeta. Portanto, se e quando as missões tripuladas se tornarem uma ocorrência regular em Marte, esse gelo pode ser indispensável para os astronautas e para os seus habitats, fornecendo de tudo, desde água potável e de irrigação até à matéria-prima para a fabricação de combustível.

Clique aqui para ler a notícia do Tempo.pt de 11/05/2021.