Regresso das aulas na UMa
16 de Abril de 2021.
Mostrar Tudo

Actividade lectiva no Campus

A Universidade da Madeira divulgou novas informações sobre o regresso da actividade lectiva.

O Conselho de Gestão aprovou as seguintes medidas para o regresso, a partir do dia 3 de maio, às atividades presenciais.

1. Campus Universitário da Penteada.

a. Funcionamento geral:

i. Horário normal de funcionamento do Edifício da Penteada: de 2.ª a 6.ª feira, entre as 07:30 e as 22:30; e ao sábado, entre as 07:30m e as 19:30, respeitando os limites de recolher obrigatório decretado pelas autoridades.

ii. No domingo e nos feriados, o acesso ao Edifício será restrito e far-se-á através da identificação e registo na receção, sendo apenas permitido para a realização de atividades consideradas indispensáveis.

iii. O registo das pessoas presentes no Edifício tem o objetivo de facilitar o rastreio e a reconstrução de cadeias de transmissão, na eventual deteção de casos positivos de COVID-19; nesse sentido, continuará a ser obrigatória a leitura do cartão de identificação da UMa nos dispositivos eletrónicos existentes nos acessos ao Edifício.

iv. As pessoas externas à UMa deverão entrar/sair pela porta principal, procedendo à sua identificação na receção.

b. Biblioteca:

i. Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª feira, entre as 09:00 e as 19:00; e ao sábado, entre as 09:00 e as 13:00.

ii. As regras de utilização e os limites de ocupação serão definidos pela direção da Biblioteca e divulgados pelos meios adequados.

c. Salas de estudo:

i. O horário de funcionamento das salas de estudo disponíveis é idêntico ao horário normal de funcionamento do edifício.

ii. As regras de utilização e os limites de ocupação das salas de estudo encontrar-se-ão afixados na entrada de cada sala.

d. Cantina e bares:

i. Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª feira, entre as 09:00 e as 17:00, sendo o acesso das 12:00 e as 15:00 restrito para refeições (com possibilidade de serviço takeaway), podendo ainda ser utilizada para estudo no restante período.

ii. À entrada e à saída da cantina, deverá ser efetuado o registo, através da leitura do cartão de identificação da UMa, pelos dispositivos eletrónicos disponíveis para o efeito.

iii. Horário do bar dos estudantes: de 2.ª a 6.ª feira, entre as 08:30 e as 20:00; e ao sábado, entre as 09:00 e as 14:00.

iv. Horário do bar dos funcionários não docentes, docentes e investigadores: de 2.ª a 6.ª feira, entre as 08:30 e as 18:00.

v. Todos os espaços terão indicação dos limites de ocupação e dos sentidos de circulação.

e. Horário de funcionamento dos parques de estacionamento:

i. De 2.ª a 6ª feira, entre as 07:30 e as 22:45; e ao sábado, entra as 07:30 e as 20:30.

ii. Domingo e feriados: encerrados.

2. Colégio dos Jesuítas

a. Horário de funcionamento geral (incluindo as salas destinadas a atividades letivas):

i. De 2ª a 6ª feira, entre as 08:30 e as 22:30; e ao sábado, entre as 08:30 e as 20:00.

ii. Domingo e feriados: encerrado.

b. Horário de funcionamento do Bar:

i. De 2.ª a 6.ª feira, entre as 09:00 e as 17:00, com interrupção entre as 14:00 e as 15:00.

ii. Sábado, domingo e feriados: encerrado.

c. Horário de funcionamento do parque de estacionamento:

i. De 2.ª a 6.ª feira, entre as 07:30 e as 22:30; e aos sábado, entre as 07:30 e as 20:30.

ii. Domingo e feriado: encerrado.

3. Quinta de São Roque

a. Horário de funcionamento:

i. De 2.ª a 6.ª feira, entre as 09:00 e as 12:30; e entre as14:00 e as 17:30.

ii. Sábado, domingo e feriados: encerrado;

iii. As atividades letivas e não letivas que venham a ter lugar na Quinta terão de respeitar as regras definidas pelas autoridades de saúde.

4. Serviços de Ação Social (SASUMa)

a. Horário de funcionamento:

i. De 2.ª a 6.ª feira, entre as 09:00 e as 12:30; e entre as 14:00 e as 17:30.

ii. Sábado, domingo e feriados: encerrados;

Para além destas medidas, o Conselho de Gestão informa que:

a. Os horários atualizados das aulas presenciais e remotas se encontram disponíveis nas plataformas eletrónicas da Universidade da Madeira.

b. É obrigatório o uso de máscara, a manutenção do distanciamento social e o cumprimento da etiqueta respiratória.

c. Deverão ser cumpridas as regras de circulação no interior dos edifícios, evitando-se ajuntamentos), bem como as regras de limpeza e higienização, e demais normas de segurança em vigor para o ensino superior.

d. Irá proceder-se à realização de testes rápidos de antigénio para a SARS-CoV-2 aos estudantes, no próximo dia 13 de maio, sendo, em breve, divulgada informação atualizada sobre este segundo momento de testagem.

e. A Universidade continuará a funcionar de acordo com o seu plano de contingência, seguindo as orientações das Autoridades de Saúde, e adaptará os seus procedimentos em função da evolução da pandemia.

Renovamos o agradecimento à Comunidade Académica por todo o empenho demonstrado relativamente ao bom funcionamento da Universidade e das atividades escolares.

Apesar de se encontrar em curso campanhas de testagem e de vacinação, que nos conferem novas margens de segurança, o risco de contágio continua alto, pelo que apelamos ao sentido de responsabilidade na continuidade do cumprimento das medidas preventivas e profiláticas determinadas pelas autoridades.