Sessão de Esclarecimento ERASMUS+
16 de Abril de 2021.
Do Currículo à Entrevista!
23 de Abril de 2021.
Mostrar Tudo

Dia Mundial da Terra

Apresentação da obra UMA HISTÓRIA DO MAR À SERRA e CONVERSAS DO AMBIENTE dia 22 de Abril às 18:00, através de sessão remota.

Integrado nas acções para promoção de uma cultura ambiental na nossa Universidade, a ACADÉMICA DA MADEIRA promove um conjunto de iniciativas com propósito de assinalar o DIA MUNDIAL DA TERRA.

O futuro da Universidade da Madeira passa pela discussão, em conjunto, das questões relacionadas com o ambiente. Desta forma, e no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Terra, a Académica da Madeira promove o evento CONVERSAS DO AMBIENTE. Será ainda apresentada a obra UMA HISTÓRIA DO MAR À SERRA, com textos de Andreia Micaela Nascimento e ilustrações de Sofia Reis.

No dia 21 de Abril, como tem sido habitual, a ACADÉMICA DA MADEIRA promove mais uma acção de plantação no Parque Ecológico do Funchal.

CONVERSAS DO AMBIENTE

22 de Abril às 18:00, através de sessão remota. Clica aqui para acederes à reunião.

Pensa, participa e discute todos os temas que são transversais ao Ensino Superior.

Com o apoio da Direção Regional de Juventude e da Coca-cola European Partners

Os jovens adultos são, simultaneamente, a primeira geração que sofre os efeitos da crise ecológica e climática e a última geração que ainda pode lutar para minimizar/eliminar o seu impacto. Nos últimos anos, a preocupação dos jovens com as questões ambientais e com o seu futuro tem sido particularmente debatida e atrativa para grupos informais de jovens como, aliás, se pode verificar através da forte presença destes em equipas de voluntários e ativistas. O seu papel, para além de serem testemunho de uma consciência coletiva, ambiental e de cidadania, pode ser visto como crucial e único se tivermos em consideração que para cada um deles há possivelmente dois pais, quatro avós e seis professores. Em outras palavras: cada milhar de jovens reuniria até doze milhares de adultos.

Com base no pressuposto de que deve ser função da educação, formal ou não formal, permitir a formação dos jovens que não apenas se preocupam mas que também agem, urge investir e trabalhar na sua literacia (conhecimento) e cultura (comportamento) ambientais. É impensável educar na e para a reflexão e ação ambiental sem considerar os jovens adultos e sua capacidade de dialogar, agir, conhecer e perceber o mundo e influenciar suas comunidades (amigos, família, escola e comunidade local).

Desta forma, e no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Terra, a Académica da Madeira promove o evento remoto, CONVERSAS DO AMBIENTE, com a presença da autora e investigadora Andreia Micaela Nascimento, do Coordenador do Programa Eco-Escolas na UMa, Hélder Spínola, o Diretor Regional da Juventude, Engenheiro João Rodrigues e Manuel Bastos da Coca-cola European Partners.

INSCRIÇÃO:

Há emissão de certificado aos participantes. Para isso, basta que o solicitem através do endereço de email teresa.lira@amadeira.pt.

Sobre o Universitas

You Print, We Plant é um programa de responsabilidade ambiental que tem como objectivo consciencializar os estudantes da Universidade da Madeira para o impacto que as suas acções, nomeadamente as impressões, as cópias e as digitalizações, têm na Natureza e, consequentemente, atenuar esse efeito através da colaboração em iniciativas de reflorestação. Está integrado no programa Universitas, que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.