Fundo de Apoio de Emergência
6 de Abril de 2021.
Graduação dos Cursos Superiores
14 de Abril de 2021.
Mostrar Tudo

Perguntas e Respostas dos CTESP

Aqui descobres um conjunto de esclarecimentos que a ACADÉMICA DA MADEIRA preparou para ti.

Graduação CTESP
Perguntas e Respostas Graduação 2021

O ano de 2021 marca a participação, pela primeira vez, dos estudantes finalistas dos CTESP da UMa, nas celebrações da Graduação. Desta forma, e dadas algumas particularidades que as comemorações assumem, informamos que:

O que é a Graduação?
A Graduação é constituída por diversos momentos todos eles para assinalar e celebrar o final do curso, mesmo que os estudantes optem por seguir outros níveis de formação.

Em que data será a Bênção, o Corte das Fitas e a Graduação?
A data ainda está por fixar sendo os meses de Julho e de Setembro os mais prováveis.

Afinal os Cursos Profissionais podem participar? De que forma?
Os estudantes finalistas dos Cursos Profissionais, tal como os das licenciaturas e mestrados, podem participar na missa (Bênção) e na Graduação. É-lhes vedado o acesso ao Corte das Fitas uma vez que é exclusivo para finalistas que tenham comprovadamente participado na Praxe, ocorrida durante o primeiro ano da licenciatura.

O que acontece na Bênção das Fitas? Quem pode participar?
Trata-se de uma celebração religiosa onde as fitas de todos os estudantes finalistas serão benzidas. Os estudantes, finalistas dos CTESP, podem usar a pasta e as fitas para a Bênção e Graduação. Não havendo fitas com cores específicas mediante o curso no qual estão prestes a ser formados, podem optar pelas fitas brancas e pretas com o símbolo da UMa.

E o Corte das Fitas?
O Corte das Fitas é uma organização do Conselho de Veteranos da UMa e é exclusivo aos estudantes finalistas de licenciatura que tenham participado na atividade de praxe.

O que acontece na Graduação?
A Graduação é destinada a todos os estudantes finalistas – dos cursos profissionais, das licenciaturas e dos mestrados – trajados ou não trajados, participantes da praxe ou não. Os finalistas são chamados ao palco e recebem um diploma, recordatório e não oficial, daquele momento especial para todos os seus familiares, colegas e academia.

Tenho que escolher um padrinho ou madrinha para o Corte e para a Graduação?
Sim. O estudante quando é chamado para receber o diploma deve fazer-se acompanhar por um padrinho/madrinha escolhido por si e que pode, inclusive, não estar ligado à Universidade. Pai, mãe, filho, amigo, marido, mulher, todos são passiveis de apadrinhar um finalista.

Todos estes momentos decorrem separadamente, pelo que quem queira e possa participar em todos é livre de o fazer, mediante inscrição prévia.

Onde, quando e como me inscrevo?
Por uma questão de gestão de espaço e de cumprimento das recomendações sanitárias prementes as inscrições, para os momentos da Graduação, são de caráter obrigatório. O estudante finalista deve realizar a inscrição aqui. A inscrição deve ter lugar o quanto antes. Para os estudantes finalistas dos CTESP apenas as inscrições para a Bênção e Graduação são válidas. O Corte das Fitas, como já mencionado, é exclusivo para os estudantes que participaram na praxe.

Quando encomendar a pasta?
Ao longo destes meses a GAUDEAMUS da Penteada apresenta campanhas diversas. A pasta tradicional pode ser lá adquirida ou em GAUDEAMUS.pt. A pasta timbrada (personalizada com nome da Universidade, estudante, curso e data) tem como limite de aquisição 60 dias de antecedência, caso queira tê-la para o dia festivo. Caso seja por uma questão de recordação, podes encomendá-la a qualquer época do ano.

Como uso as fitas? A quem dou? Fita preta?
As fitas devem ser adquiridas e partilhadas com família, colegas e amigos para que registem uma dedicatória. Não há limites à criatividade. Desenhos, poemas, acessórios, tudo é permitido para personalizar uma recordação da sua passagem pela UMa.