Experiência desafia leis da física
13 de Abril de 2021.
Simulação da atmosfera de Vénus
15 de Abril de 2021.
Mostrar Tudo

Dia mundial Quântico

No Dia Mundial Quântico, lançado pelo professor do Técnico Yasser Omar, cientistas de todo o mundo explicam os principais pontos desta área da Física. Porque não é fácil entendê-la, mas ela faz parte das nossas vidas

Já não se trata de um ‘se’, mas de um ‘quando’. A expressão funciona melhor em inglês, mas, mesmo assim, esta adaptação à língua de Camões parece uma boa forma de resumir a chegada da computação quântica. Esta é apenas a última grande aplicação dos conhecimentos da Física Quântica e que promete uma verdadeira transformação na forma de processamento dos computadores nas próximas duas décadas. Antes disso, esta área da Física, que parte da ideia de que a luz pode ser dividida em partículas, os quanta, mais tarde chamados de fotões, já cá estava. Na micro-electrónica que permitiu o desenvolvimento dos computadores, no laser que permite fazer cirurgias de enorme precisão ou na internet e televisão por cabo em casa, ou a ressonância magnética que permite detetar doenças. É por isso que o físico e professor do Instituto Superior Técnico, Yasser Omar, se lembrou de criar um Dia Mundial Quântico para tentar “desmistificar a Física Quântica, um património científico e intelectual da humanidade que deve ser partilhado.”

Este ano a iniciativa deveria funcionar como uma espécie de ensaio geral para a verdadeira comemoração, a 14 de abril de 2022. Só que o entusiasmo e a adesão da comunidade de cientistas e professores da área foi tão grande e global – os físicos costumam ser pessoas dadas ao entusiasmo – que hoje já é a valer, com conferências de divulgação científica. Ao longo do dia, haverá palestras em diferentes línguas, em 65 países dos quatro continentes – todas destinadas ao público comum (no modelo remoto a que já nos habituamos, claro!).

“A Física Quântica dá-nos a compreensão mais fundamental que temos sobre a natureza e o universo, das partículas que o constituem e das forças que as fazem interagir”, sublinha o organizador do Dia Mundial Quântico. “Está na base de novas tecnologias emergentes e disruptivas, como a computação quântica, a criptografia quântica, e os sensores quânticos, que nos próximos anos poderão vir a transformar a sociedade da informação em que vivemos.” A conferência de lançamento acontece esta quarta-feira, às 16 horas, no canal de Youtube, com possibilidade de envio de perguntas por parte do público. Será proferida por Alain Aspect, um grande divulgador da Física Quântica e um dos primeiros físicos a demonstrar experimentalmente a existência do entanglement quântico (o fenómeno físico que está na base da computação quântica) e também pioneiro na emissão de fotões únicos. Nesta palestra, o professor da Université Paris-Saclay irá explicar estas descobertas e os aspetos mais misteriosos da Física Quântica de forma não técnica, acessível a qualquer audiência. Porque, como defende Yasser Omar, “o conhecimento é poder e partilhá-lo é um ato de democracia.”

Clique aqui para ler a notícia da Exame Informática de 14/04/2021.