As palavras que têm de ser ditas
29 de Março de 2021.
Google Maps em espaços interiores
30 de Março de 2021.
Mostrar Tudo

OnePlus apresenta novo topo de gama

O novo OnePlus 9 e versão Pro são os novos smartphones topo de gama da fabricante chinesa, e o principal foco dos equipamentos parece ser a sua câmara fotográfica. A fabricante já confirmou também um terceiro equipamento mais barato, o OnePlus 9R, para já direcionado ao mercado indiano e com suporte 5G.

Pete Lau, CEO da OnePlus, começou por fazer um balanço de um ano difícil para todos, devido à pandemia de COVID-19, mas ao mesmo tempo, um período de crescimento para a empresa. Oferecer o melhor ecrã e carregamentos rápidos da bateria são focos que a empresa está a trabalhar para melhorar os seus smartphones. Mas ter uma melhor câmara fotográfica também é de grande importância para os seus utilizadores, confirmando assim o salto na qualidade com a parceria com a Hasselblad. As empresas trabalharam no processo de calibração dos sensores, prometendo um grande compromisso na qualidade fotográfica dos novos smartphones. A especialista em fotografias está no mercado há 80 anos, e foi a marca utilizada para registar os primeiros passos na Lua.

A empresa pretende unir a estética presente nas câmaras da Hasselblad, mas mantendo a qualidade das imagens, e oferecer as cores mais autênticas no mercado dos smartphones. E pelos trabalhos dos fotógrafos embaixadores da fabricante de câmaras fotográficas, o resultado parece ter surpreendido. O design das lentes permitiu a introdução de sensores maiores, aumentando a sua qualidade significativamente, diz a OnePlus. O sensor principal é de 48 MP, mas tem 50 MP na lente ultra wide, afirmando que usa lentes com uma redução de destorção até 1%. Pode tirar fotografias macro até 7 mm com este conjunto, mantendo a mesma qualidade quando se faz zooms. Também foi introduzido o icónico botão laranja da Hasselblad para captar as imagens na app da câmara. Confirma-se também o sensor da Sony IMX 789 na construção das câmaras, como tinha sido já adiantado.

A câmara tem um modo Pro da Hasselblad que dá aos utilizadores mais controlo sobre a exposição, calibração de brancos e outros parâmetros da câmara fotográfica. E os vídeos prometem ter a mesma qualidade elevada, diz a fabricante. Grava a 8K, a 30 FPS, mas também a 4K a 120 FPS, para quem precisa de registar cenas em câmara lenta, com uma qualidade elevada, e cheia de detalhes. E é essencial para criar hyperlapses e cenas noturnas, ou gravadas em condições com fraca iluminação. A partir de abril a marca vai iniciar uma competição para encontrar as melhores fotografias captadas em todo o mundo.

A empresa aposta num design com materiais premium, cores vibrantes e linhas precisas. A OnePlus destaca o conforto de pegar no smartphone, um dos focos da equipa de designers industriais da empresa. O modelo Pro tem três cores: Morning Mist, Pine Green e Stellar Black, este último à “prova de impressões digitais” na sua traseira. Já o modelo standard tem outras três cores: Winter Mist, Astro Black e Artic Sky.

O design do modelo Pro tem um ecrã OLED curvo, enquanto que a versão standard tem as linhas retas mais comuns. O modelo OnePlus 9 Pro tem um ecrã com tecnologia Fluid Display 2.0, prometendo maior fluidez na utilização, mas ao mesmo tempo capaz de poupar até 50% no seu consumo. Tem ajuste dinâmico até 120 Hz, mediante a utilização dos conteúdos. O sistema Hyper Touch confere aos seus smartphones uma melhor performance a jogar videojogos no pequeno formato. Tem 1.300 nits, 10 bits de cor, suporte a HDR10+ e outros mimos que pretendem elevar a sua qualidade de imagem.

O processador Snapdragon 888 vai alimentar este novo equipamento, alinhando-o assim entre os mais poderosos do mercado. Tem Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6 no que diz respeito a conetividade, e claro 5G. Promete ainda um melhor sistema de dissipação de calor, capaz de manter o smartphone sempre fresco, mesmo quando está a ser puxado ao extremo em processamento.

Em 43 minutos, o smartphone consegue carregar a totalidade da bateria de 4.500 mAh em formato wireless, afirma a empresa. Tem ainda uma nova otimização no seu OxygenOS, adicionando 27,8% de processamento no modo Turbo, fazendo mais processamento em background. É ainda capaz de criar RAM virtual, para suportar a memória física do equipamento.

Os dois modelos têm o mesmo hardware, bateria, sistema de carregamento da bateria e conjunto de câmaras. Também o ecrã de 120 Hz é semelhante nos dois equipamentos, afirma a empresa. A versão Pro distingue-se assim no ecrã com curvatura.

O OnePlus 9 tem diferentes capas, para ambos os modelos, incluindo uma especial para gamers, com gatilhos amovíveis. Quanto a preços começam nos 699 e 899 euros, para as versões standard e Pro, respetivamente.

Clique para ler a notícia do SapoTek de 23/03/2021.