Está a “nevar” plástico na Sibéria
24 de Março de 2021.
As palavras que têm de ser ditas
29 de Março de 2021.
Mostrar Tudo

IA ajuda deficientes visuais

Investigadores da Universidade da Geórgia, nos EUA, colocaram um sistema de IA dentro de uma mochila para ajudar pessoas com dificuldades visuais a movimentar-se

Uma equipa de investigadores universitários criou um sistema com uma câmara espacial 4K, um processador de Inteligência Artificial e tecnologia de processamento de imagem que consegue reconhecer sinais e detetar obstáculos, fornecendo indicações de voz através de um auscultador Bluetooth para ajudar pessoas com dificuldades visuais a movimentar-se na rua em segurança.

O kit é constituído por uma câmara espacial Luxonis OAK-D 4K que captura informação de profundidade e cor das redondezas e um toolkit Intel OpenVINO para fazer a interpretação das imagens. A bateria integrada é leve e tem autonomia para até oito horas de utilização. A informação processada, em conjunto com dados de GPS, e as instruções para caminhar em segurança são passadas ao utilizador através de um auscultador Bluetooth. Todo o sistema pode ser usado comodamente numa mochila ao ombro ou numa bolsa à cintura, explica o Engadget. O objetivo é ajudar os deficientes visuais a andar de forma segura, evitando obstáculos e respeitando sinais de trânsito, por exemplo.

O projeto vai ser disponibilizado em código aberto e a equipa explica que o sistema não é intrusivo, podendo ser usado de forma dissimulada, sem chamar a atenção. O próximo passo pode envolver, por exemplo, a adaptação da solução para ser integrada em óculos inteligentes, para se evitar o incómodo de andar com uma mochila.

Clique aqui para ler a notícia da Exame Informática de 25/03/2021.