Desafios do Ensino Superior
19 de Março de 2021.
Dia Nacional do Estudante
24 de Março de 2021.
Mostrar Tudo

Dificuldades dos Estudantes

Preenche o inquérito, presencialmente, no STUDENTS’ HELP DESK ou na GAUDEAMUS da Penteada.

A partir de 23 de Março, para assinalar as lutas do DIA NACIONAL DO ESTUDANTE, a 24 de Março, o nosso OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL estará a desenvolver um inquérito por questionário nos nossos pontos de atendimento.

A Criação do OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL resulta da necessidade de conhecer quem são os estudantes da Universidade da Madeira, de onde vêm, quais as dificuldades sentidas e quais as suas aspirações e estratégias perante o futuro. Nasce, igualmente, por se considerar que conhecer a população estudantil é fundamental para que a UMa se possa afirmar como instituição de ensino superior de referência.

Desde 2012 que a ACADÉMICA DA MADEIRA tem desenvolvido um inquérito para conhecer as principais dificuldades dos estudantes da Universidade da Madeira.

Sobre o Universitas

O OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL está integrado no programa Universitas, o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.