Graduação de 2021
1 de Março de 2021.
Novo Método – Bolsa de Alimentação
5 de Março de 2021.
Mostrar Tudo

Perguntas e Respostas: Graduação

Aqui descobres um conjunto de esclarecimentos que  a ACADÉMICA DA MADEIRA preparou para ti.

Dado o contexto volátil e dependente da evolução pandémica as informações serão atualizadas com alguma regularidade e sempre que tal se justifique.

Em que data será a Bênção, o Corte das Fitas e a Graduação?
A data ainda está por fixar sendo os meses de Julho e de Setembro os mais prováveis.

O que devo vestir?
Quem assim o entender pode participar na Bênção das Fitas e na Graduação utilizando o Traje Académico, preto ou azul. Apenas a cerimónia do Corte das Fitas obriga ao uso do traje académico e à participação nas atividades de praxe desenvolvidas aquando a entrada no Ensino Superior. A cartola, apesar de muito utilizada pelos finalistas, não é de uso obrigatório.

O que acontece na Bênção das Fitas? Quem pode participar?
Trata-se de uma celebração religiosa onde as fitas de todos os estudantes finalistas serão benzidas.

E o Corte das Fitas?
O Corte das Fitas é uma organização do Conselho de Veteranos da UMa e é exclusivo aos estudantes finalistas de licenciatura que tenham participado na atividade de praxe, devendo apresentar-se corretamente trajados. Ainda não há confirmação que venha a ocorrer em 2021.

O que acontece na Graduação?
A Graduação é destinada a todos os estudantes finalistas – dos cursos profissionais, das licenciaturas e dos mestrados – trajados ou não trajados, participantes da praxe ou não. Os finalistas são chamados ao palco e recebem um diploma, recordatório e não oficial, daquele momento especial para todos os seus familiares, colegas e academia. Ainda não há confirmação que venha a ocorrer em 2021.

Tenho que escolher um padrinho ou madrinha para o Corte e para a Graduação?
Sim. O estudante quando é chamado para receber o diploma e/ou cortar as fitas deve fazer-se acompanhar por um padrinho/madrinha escolhido por si e que pode, inclusive, não estar ligado à Universidade. Pai, mãe, filho, amigo, marido, mulher, todos são passiveis de apadrinhar um finalista.

Todos estes momentos decorrem separadamente, pelo que quem queira e possa participar em todos é livre de o fazer, mediante inscrição prévia.

Onde, quando e como me inscrevo?
Por uma questão de gestão de espaço e de cumprimento das recomendações sanitárias prementes as inscrições, para os 3 momentos da Graduação, são de caráter obrigatório. O estudante finalista deve realizar a inscrição aqui. A inscrição deve ter lugar o quanto antes.

O traje é obrigatório?
Não. Apenas o Corte das Fitas, destinado aos estudantes que participaram na praxe, obriga ao uso do traje académico nacional ou azul.

Se quiser participar na missa ou na Graduação mesmo não tendo participado na praxe posso fazê-lo?
Qualquer estudante é livre de participar nas atividades da Academia com o seu traje.

Onde compro o traje?
O Traje pode ser adquirido de forma remota na GAUDEAMUS.pt ou na Eurofardas. Atenção pois existem preços diferentes em cada loja. Existem duas opções: o traje nacional, negro, e o traje azul.

Quando encomendar a pasta?
Ao longo destes meses a GAUDEAMUS da Penteada apresenta campanhas diversas. A pasta tradicional pode ser lá adquirida ou em GAUDEAMUS.pt. A pasta timbrada (personalizada com nome da Universidade, estudante, curso e data) tem como limite de aquisição 30 dias de antecedência, caso queira tê-la para o dia festivo. Caso seja por uma questão de recordação, podes encomendá-la em qualquer época do ano.

Como uso as fitas? A quem dou? Fita preta?
As fitas devem ser adquiridas tendo em atenção as cores definidas para cada curso. O finalista pode partilhá-las com família, colegas e amigos para que registem uma dedicatória. A fita preta é dedicada a funcionários – docentes e não docentes – da UMa, caso seja da sua vontade colocar na sua pasta junto com as restantes fitas para benzer. A fita que é usada no Corte das Fitas é uma fita pequena, simbólica, e não uma fita larga onde os finalistas recolhem as suas dedicatórias.

Como se usam e cosem os emblemas? Posso usar pins?
Os emblemas e os pins devem estar relacionados com as vivências do finalista enquanto estudante universitário. Não é de uso obrigatório, mas ao colocar os emblemas os finalistas devem ter atenção às regras existentes (pelo avesso, uma ordem recomendada, sem se ver costuras) plasmadas no Código de Praxe da UMa.

Onde posso encontrar o Código de Praxe?
O documento que estabelece regras de utilização do traje, da pasta, dos emblemas, dos pins e outros encontra-se na plataforma do YOUPRINT (http://docs.uma.pt).

Afinal os Cursos Profissionais podem participar? De que forma?
Os estudantes finalistas dos Cursos Profissionais, tal como os das licenciaturas e mestrados, podem participar na missa (Bênção) e na Graduação. É-lhes vedado o acesso ao Corte das Fitas uma vez que é exclusivo para finalistas que tenham comprovadamente participado na Praxe.