Perguntas e Respostas: Graduação
1 de Março de 2021.
Teatro Baltazar Dias para crianças
6 de Março de 2021.
Mostrar Tudo

Novo Método – Bolsa de Alimentação

Um novo método, mais apoio para todos

Com o propósito de servir melhor todos os beneficiários, alterámos o método de utilização da BOLSA DE ALIMENTAÇÃO. Desde 2012, quando a ACADÉMICA DA MADEIRA implementou este apoio social, temos apoiado os estudantes através da atribuição de uma refeição social, a ser usufruída nos espaços alimentares dos Serviços de Acção Social da Universidade da Madeira.

O novo método de atribuição das BOLSAS DE ALIMENTAÇÃO pretende dotar o beneficiário uma maior liberdade e aumentar o valor do seu benefício:

1. Os estudantes beneficiados com a BOLSA DE ALIMENTAÇÃO receberão, semestralmente, vales de refeição que permitirão a sua utilização em mais de 25 mil estabelecimentos de refeição e de alimentação em todo o país, incluindo as principais cadeias de supermercados da Madeira, como o Pingo Doce e o Modelo Continente.

2. Os vales de refeição serão remetidos pelo correio para a morada que o estudante beneficiado indicar, eliminando a necessidade de deslocação.

Com essa alteração, ampliamos as opções de utilização da BOLSA DE ALIMENTAÇÃO, dando maior liberdade ao beneficiário e permitindo que métodos não contemplados anteriormente possam ser utilizados: o apoio aos estudantes que pretendem usufruir das refeições nas suas residências ou o apoio aos que recorrerem às refeições preparadas e transportadas para a Universidade.

Outro problema ultrapassado com este novo sistema é o impacto no atraso na atribuição, dependente das seriações da Direcção-Geral de Ensino Superior. Até à data, o estudante apenas podia usufruir das refeições a partir da publicação da lista definitiva de beneficiários, sem qualquer efeito retroactivo. Com o novo método, o estudante receberá o valor da BOLSA DE ALIMENTAÇÃO considerando todos os dias de actividade lectiva do semestre em que concorreu.

Consulta aqui o comunicado sobre esta alteração.

Sobre o Universitas

A BOLSA DE ALIMENTAÇÃO e a BOLSA ESCOLAR integram o Universitas, o programa da ACADÉMICA DA MADEIRA que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, através da acção “Fora da sala também aprendemos” que pretende dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho logo no primeiro ano no ensino superior, com o apoio da agência Ciência Viva. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.