Lixo marinho não pára de acumular
21 de Janeiro de 2021.
Alterações climáticas preocupam
27 de Janeiro de 2021.
Mostrar Tudo

Sim, leu bem: Dinossauros na Lua 🌘

Temos o prazer de informar que provavelmente existem restos de dinossauros na lua

Certo, aperte o cinto porque este é estranho. Graças a um (glorioso) texto científico que foi compartilhado online nos últimos dias, as pessoas agora estão aprendendo o que os astrofísicos e (possivelmente) os astronautas já sabem há muito tempo: provavelmente há pequenos pedaços de dinossauros sentados lá na Lua.

Sim, isso mesmo, os dinossauros chegaram antes de nós. Sessenta e cinco milhões de anos antes da humanidade dar “um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”, os dinossauros chegaram ao nosso satélite, embora, para ser justo, seus procedimentos de segurança não fossem tão rigorosos quanto os nossos, então não o fizeram muito mais pisar na Lua enquanto se borrifam nela como água de um Super Soaker.

Como eles chegaram lá e possivelmente além? Sim, você adivinhou, a versão deles de um foguete (os impressionantes e aterrorizantes idiotas) estava levantando os escombros causados ​​pelo asteróide que os eliminou.

Quando planetas, como o nosso, são impactados por corpos vindos do espaço, geralmente ficam com uma cratera para as pessoas ficarem boquiabertas.

No entanto, se o corpo for grande e rápido o suficiente, o impacto pode fazer com que os detritos atinjam a velocidade de escape (11,2 quilômetros por segundo) e deixem totalmente a nossa atmosfera. Muito dele voltará para o planeta, mas outras peças podem ser ejetadas da influência do planeta e ir para o Sistema Solar, possivelmente colocando-as em rota de colisão com outros planetas.

Temos muitas evidências de que isso aconteça, com pelo menos 289 meteoritos que causaram impactos em Marte até a Terra descobertos em nosso planeta até agora. Acredita-se que muitas luas do Sistema Solar foram criadas por impactos gigantescos, incluindo o nosso . Pode até ser possível que os microorganismos sobrevivam à jornada da Terra para outros planetas ou vice-versa enquanto estão escondidos nas rochas, de acordo com pesquisas recentes .

Mas voltando aos dinossauros. Como o escritor Peter Brannen explica em seu livro The Ends of the World , o meteoro que atingiu a Terra estava viajando a uma velocidade tão tremenda que “quando o asteróide colidiu com a Terra, no céu acima dele, onde deveria haver ar, a rocha havia perfurou um buraco de vácuo do espaço sideral na atmosfera. Enquanto os céus se precipitavam para fechar esse buraco, enormes volumes de terra foram lançados em órbita e além – tudo dentro de um ou dois segundos do impacto. ”

Com a terra e a rocha foram os ossos de dinossauros. No fim de seu mundo, pequenos pedaços deles foram enterrados na Lua, e provavelmente em Marte também .

Esta notícia foi traduzida pela ferramenta de tradução automática do Google Chrome. Clique aqui para ler a notícia do IFL Science de 18/01/2021.