NATAIS: CONTOS E NARRATIVAS
21 de Dezembro de 2020.
Aulas suspensas até 10 de Janeiro
3 de Janeiro de 2021.
Mostrar Tudo

Protocolo de colaboração

Parceiros há vários anos, a Académica da Madeira e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura assinaram um protocolo de colaboração, no passado dia 21 de dezembro, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

As dinâmicas empreendedoras imprimidas pelos estudantes da UMa ao património, à arte, à cultura e à história da Madeira e o seu caráter social têm vindo a ser reconhecidas, a diversoso níveis, pelo Governo Regional da Madeira.

Imprensa Académica

A primeira imprensa universitária nasceu em Coimbra, no séc. XVI, durante o reinado de D. João III. A Imprensa Académica é uma editora universitária criada em 2014 pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que é a sua proprietária e gestora. Desde a sua génese, publicamos 48 obras em várias áreas do saber, por iniciativa da sua equipa de voluntários e colaboradores, alunos e antigos alunos, e de propostas recebidas por autores, professores, investigadores e organizações.

A actividade da Imprensa Académica, que foi galardoada, em 2019, com o Prémio Boas Práticas do Associativismo Estudantil pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, nasce do trabalho de um corpo de voluntários que integra todo o processo editorial, de comunicação e comercial, de forma a permitir a consciencialização do público sobre a importância da leitura enquanto competência fundamental para potencializar conhecimento e inclusão.

Criar leitores constitui o principal desafio assumido pela equipa de voluntários que promove conhecimento e, simultaneamente, o adquire. Cientes de que criar leitores é uma tarefa árdua acreditamos que é fulcral para perpetuar um percurso escolar e académico de sucesso dos nossos jovens, para a criação de massa crítica e para a existência de uma sociedade aberta e inclusiva.

Este projecto assume uma forte investigação na área cultural e educacional, através da publicação de obras desenvolvidas por autores madeirenses e, concomitantemente, integrar estudantes e antigos estudantes nos vários processos inerentes à publicação de uma obra, como a selecção de conteúdos, a transcrição, a adaptação de textos, a idealização, a revisão ou a promoção, possibilitando a aquisição de experiência e competências úteis para a sua integração futura no mercado de trabalho.

Consulte, aqui, o catálogo de publicações da Imprensa Académica.