Um desenvolvimento sustentável
17 de Dezembro de 2020.
Plataforma CREAR
Plataforma Tecnológica CREAR
21 de Dezembro de 2020.
Mostrar Tudo

1.ª rotunda subaquática

Abre na próxima semana ao trânsito, integrada num túnel de 11 quilómetros, nas Ilhas Faroe

A construção começou em 2016 e a inauguração está marcada para sábado, 19 de dezembro: um túnel rodoviário de 11 quilómetros vai ligar duas ilhas das Ilhas Faroé, o pequeno arquipélago situado entre a Islândia, a Escócia e a Noruega; no final, antes dos veículos emergirem à superfície, encontra-se a primeira rotunda sob o Oceano Atlântico, a fazer lembrar uma medusa – ou um cogumelo. O centro é um rochedo, que foi aproveitado para reforçar a segurança da estrutura.

Com cerca de 50 mil habitantes, as Ilhas Faroé preparam-se para abrir ao trânsito o terceiro túnel entre ilhas (são 18 no total), neste caso as duas mais populosas, Streymoy e Eysturoy. A nova acessibilidade vai permitir encurtar distâncias entre a capital do arquipélago, Tórshavn, e todas as ilhas situadas a Leste. A vila de Runavik, em Esyturoy, ficará a 15 minutos de viagem de automóvel, menos uma hora do que demorava até agora.

A nova via terá um duplo objetivo: além de pretender fixar as populações em regiões mais remotas do arquipélago, o governo acredita que pode aumentar a oferta turística neste território autónomo da Dinamarca. Até ao ano passado, antes da pandemia do novo coronavírus, o turismo apresentava uma tendência de crescimento sustentado.

Para 2023, está previsto um quarto túnel interilhas, para ligar Streymoy a Sandoy, uma das ilhas a Sul onde agora só se chega de barco.

Clique aqui para ler a notícia da Visão de 12/12/2020.