You Print, We Plant
4 de Novembro de 2020.
Plano de Regularização de Propinas
20 de Novembro de 2020.
Mostrar Tudo

PENSAR É ESTAR DOENTE DOS OLHOS

Novela gráfica de Samuel Jarimba e Filipe Olival é editada pela CADMUS

A paixão pela leitura

A obra está à venda na Gaudeamus, na Fnac, na Wook, na Bertrand (online e lojas) e noutros livreiros nacionais e regionais.

A Académica da Madeira criou, em outubro, a CADMUS, uma nova editora que funcionará em paralelo com a Imprensa Académica, que possui uma clara matriz universitária. A criação desta nova editora surge da necessidade de termos uma linha mais generalista, de novos autores, de livros independentes e que edita em Portugal para todo o mundo.

A CADMUS e a IMPRENSA ACADÉMICA combinarão, com um posicionamento editorial distinto, 6 novas obras a serem editadas até dezembro de 2020. Para 2021, ambas as editoras esperam continuar a crescer e a contribuir para o sector do livro em Portugal e no mundo.

Cadmus, que dá nome à nova chancela, é considerado o primeiro herói da mitologia helénica. Para Heródoto, teria sido o introdutor do alfabeto fenício na Grécia Antiga, originando o alfabeto grego.

O livro

“O modo prático de lidar com as coisas, o modo de falar, velhas memórias. Não só a forma das coisas mas também o modo de as fazer e de as viver. Não só de objetos se fazem cidades. Tradições, memórias”.

O livro, PENSAR É ESTAR DOENTE DOS OLHOS, nasce de uma colaboração entre Samuel Jarimba, arquiteto e responsável pela dimensão visual da obra e premissa inicial, e Filipe Olival, eterno estudante de antropologia, tradutor e autor do enredo e das falas, amigos de infância, nascidos em Machico, em 1993.

A obra surge como resposta ao que os autores entendem ser como o excesso de informação com o qual somos confrontados diariamente, enfraquecendo e banalizando as vozes dissidentes. Recriam uma sociedade em que o acesso a ideias alternativas é feito através de meios ilícitos: através de livros.

Trazer para o universo da literatura gráfica uma história baseada em pessoas normais, com as quais os autores se cruzaram durante a sua infância, e não em seres sobrenaturais, foi a estratégia para dar a conhecer ao leitor espaços, tempos, símbolos e narrativas que constituem a sua matriz societal.

A inspiração que a cidade de onde são naturais – Machico – impõem na obra é notória quer ao nível gráfico – arquitetura, flora, fauna, topografia – quer ao nível linguístico, através de expressões típicas e de regionalismos.

A novela gráfica PENSAR É ESTAR DOENTE DOS OLHOS será apresentada na Biblioteca Municipal de Machico, no dia 13 de novembro, pelas 18 horas e no Largo do Município, no Funchal, no dia 14 de novembro, às 17 horas.

CADMUS

A CADMUS é uma editora da Académica da Madeira, criada em Outubro de 2020. Funcionando em paralelo com a IMPRENSA ACADÉMICA, que possui uma clara matriz universitária, a CADMUS pretende ser uma editora generalista, de livros independentes, que edita em Portugal para todo o mundo.