Financiamento FCT no OE para 2021
14 de Outubro de 2020.
Formações RM Academy
22 de Outubro de 2020.
Mostrar Tudo

App STAYAWAY COVID

Número de downloads da app STAYAWAY COVID dispara…

Além da COVID-19, o tema do momento é a possível obrigatoriedade da instalação da app STAYAWAY COVID. O Governo de António Costa quer que alguns grupos da sociedade sejam obrigados a instalar a app e o país revoltou-se! As multas para quem não o fizer também são elevadas. Certamente que tal revolta é apenas porque se poderá tornar “obrigatório” instalar a app, até porque percebe que muitos portugueses continuam a não perceber como funciona internamente (a divulgação/apresentação da app falhou claramente).

Depois do anúncio de António Costa, o número de downloads disparou!

Afinal porque não querem os portugueses instalar a app? Certamente, na sua maioria, porque poderão ser “obrigados”… algo que ninguém gosta! Como já referimos várias vezes, face a toda a documentação e arquitetura da app, a privacidade não pode ser colocada em causa! Tudo é anónimo, tudo é confidencial, ao contrário de muitas apps que temos instaladas nos nossos smartphones.

Depois vem a compatibilidade com os equipamentos. É verdade que a este nível a app poderia garantir melhor suporte, mas tal não é propriamente um problema da app, mas sim das plataformas móveis usadas nos smartphones. O problema, em específico, está na componente de Notificação de Exposição que só está disponível no Android 6 ou superior e iOS 13.5 e superior. Isto significa que continua a existir um bom número de smartphones compatíveis com a app.

Segundo o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), entre quarta e quinta-feira, a app foi descarregada por 177.470 smartphones (Android e iOS). Contas feitas é um crescimento na ordem dos 140%. Este crescimento do número de downloads deve-se certamente à popularidade do tema depois do anúncio do primeiro-ministro. Será que António Costa já consegui o que queria?

A app STAYAWAY COVID, cuja instalação é voluntária (por agora), permite identificar, de forma rápida e anónima e através da proximidade física, as redes de contágio por COVID-19. De seguida, informa os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço que alguém infetado com o novo coronavírus.

De relembrar que…

  • A app STAYAWAY COVID é segura
  • Não são usadas informações do GPS
  • A app é de instalação voluntária
  • Não são identificados contactos, ou seja, os dados transmitidos pela app são completamente anónimos
  • Não há registo que a app tenha influência negativa na autonomia da bateria
  • A pessoa que está infetada pode decidir se quer alertar ou não outros utilizadores
  • Não é preciso qualquer tipo de registo

Clique aqui para ler a notícia do Pplware.com de 15/10/2020.