Já fizeste o teu passe sub 23?
9 de Outubro de 2020.
Cadmus: apaixonem-se!
12 de Outubro de 2020.
Mostrar Tudo

Greening the Curriculum

Foram recolhidos 138 kilos de lixo!

Greening the curriculum é um dos programas de educação (não-formal) ambiental que a Académica da Madeira tem vindo a implementar com a colaboração do programa Eco-escolas do Politécnico da Universidade da Madeira.

Com o financiamento da Direção Regional da Juventude (DRJ), através do Programa de Inovação e Transformação Social (PRINT), é objetivo deste projeto a criação de equipas de educadores ambientais através do desenvolvimento das competências dos jovens estudantes quanto às questões ambientais, do aumento do número de jovens envolvidos em atividades ambientais ao nível local e da promoção da aprendizagem entre pares.

O projeto foi impulsionado pela necessidade encontrada de (1) integrar os jovens universitários em atividades diversas e que constituam um fator de diferenciação na inserção no mercado de trabalho; (2) fomentar a formação não –formal como sendo fundamental na construção do currículo e (3) minimizar a pegada ecológica.
A promoção de uma cultura ambiental entre os estudantes da UMa orientou a primeira de muitas atividades a colocar em prática: tendo em vista a minimização da pegada ecológica nos espaços da UMa e arredores, uma ação de intervenção e de limpeza dos Campus da Penteada e Campus de São Roque. Para tal, e para além do apoio da DRJ, foram estabelecidas algumas parcerias de trabalho nomeadamente com o Programa Eco-escolas do Politécnico da UMa, com a Câmara Municipal do Funchal, através da cedência de material de intervenção e posterior recolha dos resíduos, e com o Conselho de Veteranos da UMa que, não havendo praxe no presente ano letivo, considerou fundamental participar na ação e apelar à participação dos estudantes normalmente ligados a essas atividades, como forma de contribuir para a integração e para a educação dos intervenientes.

Em dois dias de intervenção participaram 224 estudantes, reunidos em pequenos grupos e distribuídos por diferentes áreas de intervenção, de modo a não existirem ajuntamentos ou quaisquer incumprimentos ao plano de contingência da COVID-19. Tendo sob a sua responsabilidade a limpeza e recolha de lixo, o controlo de vegetação invasora e a inventariação do lixo produzido nos espaços da UMa, os estudantes foram, ainda, capazes de identificar outras situações a resolver e a ser apoiadas pelas autoridades competentes: a existência de, pelo menos 6 locais, onde pernoitam pessoas sem-abrigo, 2 locais onde têm sido depositados e abandonados inertes de forma irresponsável e, até, ilegal, nomeadamente óleos, loiças sanitárias e eletrodomésticos e a ausência de limpeza dos jardins junto à UMa, fazendo com que o mato seco junto ao lixo abandonado, constitua uma combinação perigosa.

Foram recolhidos 138 kilos de lixo sendo o plástico, garrafas de vidro, beatas de cigarro (cerca de 6 mil beatas), roupa e sapatos decasados, medicamentos, máscaras cirúrgicas, brinquedos, toalhitas e preservativos exemplos dos items mais encontrados.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.