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Novo ano lectivo: as tuas dúvidas

Com o arranque do ano lectivo nas condicionantes que todos nós conhecemos, existem sempre alterações no funcionamento da Universidade da Madeira. Queremos que tal informação esteja acessível, dada a sua importância que têm para a comunidade académica. Para esclarecer as dúvidas que te possam surgir, preparamos este conjunto de perguntas e respostas, que foi elaborado e verificado em conjunto com a Reitoria da nossa Academia.

 

DÚVIDAS GERAIS

1. Vou ter de usar máscara no interior e exterior da Universidade?

Sim, é obrigatória a sua utilização. Além disso, a Universidade pretende garantir o distanciamento social em todos os seus espaços.

2. Qual é o material de protecção individual que a Universidade da Madeira disponibiliza à comunidade académica?

A Universidade da Madeira disponibiliza, em diversos pontos estratégicos do edifício, álcool gel para desinfeção das mãos. Caso precises de uma máscara poderás solicitar uma na receção da Universidade, junto à entrada da porta principal.

3. Encontro-me no grupo de risco COVID-19. Sou obrigado a assistir às aulas presenciais? Que procedimentos devo seguir?

No caso de ser um estudante integrado no grupo de risco, deve fazer prova da sua situação, mediante requerimento, com atestado médico comprovativo, para que conste no seu processo individual. A Unidade de Assuntos Académicos informará o Diretor de Curso e os docentes das unidades curriculares em que o estudante está inscrito. Os docentes deverão proceder no sentido de o apoiarem, facultando documentação e esclarecendo as dúvidas, via online.

4. Tenho uma mudança entre uma aula presencial e uma aula remota sem qualquer intervalo de tempo, o que me impede de assistir a ambas as aulas. Quem devo contactar nesta situação?

Essas situações não deveriam ocorrer e devem ser comunicadas ao Diretor de Curso que deve resolvê-las.
Contudo, em casos pontuais, não há capacidade para resposta global. Como alternativa, podem ser usados os computadores do corredor do piso 2, que reúnem condições para que os estudantes possam assistir a aulas online, desde que tenham auriculares e que participem na aula.

5. Este ano é permitida praxe?

Não. As praxes na Universidade da Madeira não são permitidas no ano lectivo 2020-2021, de acordo com a Deliberação do Conselho de Gestão n.º 1/36/2020, de 29 de Julho.

 

INSTALAÇÕES — CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA PENTEADA

6. Qual é o horário de funcionamento do edifício do Campus da Penteada?

O horário normal de funcionamento do edifício, incluindo os parques interiores de estacionamento, é de 2.ª a 6.ª feira, entre as 07:30 e as 22:30 e aos sábados entre as 7:30 e as 19:30. Neste período, os alunos podem usar livremente as instalações, respeitando as medidas de segurança e de higiene.
Fora deste período, é necessária autorização prévia, sendo necessário contactar a direcção de serviços das infraestruturas e equipamentos (equipamentos.instalacoes@mail.uma.pt) indicando o motivo e o período de permanência pretendido.

7. Todas as portas entradas e saídas do edifício do Campus Universitário da Penteada estão repostas a partir de 6 de Outubro?

Sim. Contudo com alterações para que seja possível manter um registo das pessoas presentes no edifício. Para tal, a entrada/saída do edifício processar-se-á da seguinte forma:

  • pela porta principal, com registo à entrada e à saída, através da leitura do cartão de identificação da UMa pelos dispositivos eletrónicos que existirão à entrada/saída;
  • pelas portas dos estacionamentos, para os utilizadores dos mesmos, processando-se o seu registo da forma usual;
  • e ainda, de modo a possibilitar o acesso ao edifício pelo lado que dá para a cantina, permitir-se-á que se saia pela porta do piso -3 em frente à cantina e que se entre pela outra porta do mesmo piso do lado da sala do Senado.

No caso de pessoas externas à UMa, o acesso será feito unicamente pela porta principal, com identificação na recepção.
Caso não tenhas o cartão oficial ou provisório da Universidade ou não esteja a funcionar, por favor contacta equipamentos.instalacoes@mail.uma.pt.

8. Poderei circular no edifício fora do período de aulas presenciais?

Sim, respeitando as medidas de segurança e de higiene. Se quiseres usar as instalações fora do seu horário normal de funcionamento (2.ª a 6.ª feira, entre as 07:30 e as 22:30 e aos sábados entre as 7:30 e as 19:30), precisas de uma autorização prévia, sendo necessário que contactes, a Direcção de Serviços das Infraestruturas e Equipamentos (equipamentos.instalacoes@mail.uma.pt), indicando o motivo e o período de permanência pretendidos.

9. Quais as salas de estudo que irão entrar em funcionamento no arranque do ano lectivo e qual o seu horário de funcionamento? Existe algum cuidado adicional na utilização destes espaços comuns?

As salas de estudo e a cantina poderão ser usadas para estudar, dentro das limitações que serão divulgadas junto das mesmas.
A lotação de cada sala será indicada pelo número de mesas e cadeiras bem como a sua disposição.
O horário de funcionamento das salas de estudo disponíveis é idêntico ao normal de funcionamento do edifício.

10. Quais são as regras para a utilização dos elevadores? Continuam condicionados para as pessoas com mobilidade reduzida?

A lotação dos elevadores está reduzida a um terço da capacidade.
A sua utilização nunca esteve restringida para pessoas com mobilidade reduzida.

 

INSTALAÇÕES — QUINTA DE SÃO ROQUE

11. Qual é o horário de funcionamento e as regras de utilização na Quinta de São Roque?

O horário de funcionamento da Quinta de São Roque é de 2.ª a 6.ª feira, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30. As atividades académicas que venham a ter lugar na quinta terão que respeitar as regras definidas pelas autoridades de saúde e ser validada pela comissão de prevenção e controlo de coronavírus da UMa. As atividades desportivas coletivas que envolvam contacto físico não são permitidas.

 

SERVIÇOS — BIBLIOTECA

12. Qual o horário de funcionamento da Biblioteca e quais as regras para a utilização do espaço?

Estão a ser revistos os horários e demais procedimentos respeitantes ao funcionamento da Biblioteca, tendo em conta os recursos e as necessidades de segurança. As informações sobre este assunto serão afixadas durante a 1ª semana de aulas.

13. Há alguma restrição no manuseamento de obras na Biblioteca?

Os utentes podem manusear as obras da forma habitual. Contudo as mesmas, depois de entregues, ficarão inacessíveis durante 4 dias.

 

SERVIÇOS — GABINETE DE APOIO AO ESTUDANTE

14. Como posso entrar em contacto com o Gabinete de Apoio ao Estudante?

Poderá entrar em contacto de três formas:

  • Atendimento presencial — é obrigatória um agendamento, que deverá ser feito para o seguinte endereço: apoio.estudante@mail.uma.pt. Os atendimentos são realizados na 2.ª, 4.ª e 5.ª das 11:30 às 13:00 e na 3.ª e 6.ª entre as 14:00 e as 17:00;
  • Atendimento telefónico — para o Gabinete de Apoio ao Estudante (291 705 270) ou para o Gabinete de Gestão Académica (291 705 246), na 2.ª e 5.ª das 09:30 às 11:30 e das 14:00 às 17:00, na 3.ª e 6.ª entre as 09:30 e as 13:00 e na 4.ª das 09:30 às 11:30;
  • Atendimento electrónico — podem ser utilizados os endereços apoio.estudante@mail.uma.pt e assuntos.academicos@mail.uma.pt.

 

SERVIÇOS  — SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL

15. Posso me dirigir aos serviços centrais dos SASUMa para esclarecimento de dúvidas presencialmente sobre a acção social?

Sim. Qualquer questão relacionada com a acção social (desde esclarecimento ou candidaturas à bolsa de estudo ou alojamento) poderás entrar em contacto com os serviços centrais através deste endereço de e-mail (sasuma@sas.uma.pt) ou para 291 201 810. Além disso, podes consultar todas as informações sobre os SAS aqui: http://sasuma.pt/.

Para contactar o Gabinete de Apoio Social – Setor das bolsas, disponibilizamos-te os seguintes tipos de atendimento:

  • Atendimento presencial — é obrigatório um agendamento, que deverá ser feito para o seguinte endereço: bolsas.estudo@sas.uma.pt. Os atendimentos são realizados, todos os dias úteis, entre as 9:00 e o 12:30 e entre as 14:00 às 16:00;
  • Atendimento telefónico — para o Gabinete de Apoio Social – Setor das bolsas (291 201 810) ou para o Gabinete de Gestão Académica (291 705 246), na 2.ª e 5.ª das 09:30 todos os dias úteis, entre as 9:00 e o 12:30 e entre as 14:00 às 16:00;
  • Atendimento electrónico — pode ser utilizado o endereço: bolsas.estudo@sas.uma.pt.

16. Com quem devo esclarecer qualquer questão sobre a Residência Universitária?

Qualquer questão relacionada com a residência universitária poderá ser tratada com a Administradora dos SASUMa, através deste endereço de e-mail: sasuma@sas.uma.pt ou reservas@sas.uma.pt.
Além disso, podes consultar todas as informações sobre os SAS aqui: http://sasuma.pt/.

17. Qual é o horário de funcionamento do bar dos alunos e da cantina?

O horário da cantina é de 2.ª a 6.ª feira, entre as 09:00 e as 17:00, sendo o acesso das 12:00 e as 15:30 restrito apenas para o consumo de refeições (com possibilidade de serviço takeaway), sendo que no restante horário podes usar o espaço para estudo. Deverás efetuar o registo de entrada e de saída com o cartão de identificação da UMa, nos meios disponíveis para o efeito.
O horário de funcionamento do bar dos alunos é de 2.ª a 6.ª feira, entre as 08:30 e as 20:30, e aos sábados, entre as 09:00 e as 14:00.
Ambos os espaços têm lotação limitada.

18. Quais são os meios existentes para solicitar/comprar uma refeição?

Poderás comprar a tua refeição na caixa do bar dos alunos ou da cantina. Lembra-te que deverás pedir a refeição no dia anterior para a comprares a um preço mais acessível.

 

Este esclarecimento não dispensa a leitura atenta da Deliberação do Conselho de Gestão Nº1/44/2020.

Bom ano lectivo!

 

Última actualização: 5 de Outubro de 2020.