Calendário Eleitoral
7 de Setembro de 2020.
Gostavas de ir até à Polónia?
16 de Setembro de 2020.
Mostrar Tudo

Queres ser embaixador?

Tens interesse em obter uma valiosa experiência de trabalho, além de devolver algo à comunidade local e à tua Universidade?

Candidaturas encerradas

O que faz um embaixador?

Funciona como ponto de contacto entre os estudantes de 1.º ano, o curso e a Universidade.

Apresenta as instalações da Universidade, as suas unidades, os seus serviços e o seu funcionamento.

Dá a conhecer a dinâmica do processo ensino-aprendizagem: regulamentos, dicas, apontamentos, InfoAlunos, guia do estudante, tunas, desporto, entre outros.

Estas atividades permitem que o embaixador desenvolva competências fundamentais para a vida académica e para a inserção futura no mercado de trabalho enquanto inspira e partilha com os novos alunos as suas experiências na UMa.

De que é que estamos à procura?

Procuramos embaixadores motivados que desejem promover o curso e que tenham as seguintes competências:

1. Capacidade de comunicação;

2. Vontade de partilhar e de aprender;

3. Boas capacidades organizacionais;

4. Capacidade para produzir resultados de qualidade;

5. Uma abordagem inovadora e criativa e Resiliência.

O que faz um embaixador?

Consagrar, pelo menos, duas manhãs ou tardes por semana ao papel de embaixador, num total de 30 horas durante o mês de Outubro.

Organizar ou participar nestes eventos do seu curso: uma visita guiada, um evento de apresentação do curso e um momento de lazer. Articular esse eventos, sempre que possível, com a Direcção do Curso para envolvimento com os professores.

Comunicar com os coordenadores do programa.

Participar em todas as ações de formação propostas.

Manter um registo das atividades e informar regularmente sobre o desenrolar das mesmas.

Presença no dia da matrícula dos estudantes do curso que de que é embaixador.

O programa Embaixadores apoia atividades de recepção, acompanhamento e orientação aos novos alunos. No entanto, pode ainda contemplar atividades de divulgação do curso e da UMa em Open Days, feiras e apresentações locais em escolas de ensino secundário. Ouvir sobre o seu caminho pessoal para o ensino superior pode também incentivar outros jovens a investir no ensino universitário.

Como se candidatar

O processo de seleção para o ano letivo de 2020- 2021 termina a 18 de Setembro..

Caso seja selecionado, irá obter:

1. Seguro.
2. Certificado de participação.
3. Formação.
4. Bolsa no valor de 60 euros.

Desempenho de funções

1 a 31 de outubro 2020

Seleção dos candidatos

A selecção dos candidatos será da responsabilidade da Coordenação do programa, de acordo com os seguintes critérios:

1) Manifestação de interesse com o envio da candidatura.
2) Ser do curso ao qual se candidata.
3) Em caso de empate, ser o candidato com ano mais avançado ou graduado*.
4) Em caso de empate, avaliação do currículo.*
– critério de desempate com base dos critérios do programa “Estágio Universitário” da DRJ.

Contacto e candidaturas

Em caso de dúvidas contacta-nos e se estiveres interessado envia-nos o teu CV para embaixadores@amadeira.pt

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, através da acção “Fora da sala também aprendemos” que pretende dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho logo no primeiro ano no ensino superior, com o apoio da agência Ciência Viva. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.