As dificuldades dos estudantes
24 de Agosto de 2020.
Ribeira Brava
1 de Setembro de 2020.
Mostrar Tudo

Missa da Bênção das Fitas

Finalista,

As celebrações que compõem a GRADUAÇÃO dos estudantes da Universidade da Madeira foram afectadas com a pandemia do novo coronavírus, o que nos obrigou a adiar e a alterar os eventos habituais.

Dadas as contingências e restrições que se impõem para a segurança dos participantes e da população, informamos as regras que serão impostas na Missa da Bênção das Fitas, visto que as demais cerimónias — o Corte das Fitas e a entrega de diplomas — foram canceladas em Maio e as medidas que impedem os ajuntamentos públicos continuam a imperar.

De acordo com as normas articuladas com a organização, sob parecer positivo da Unidade de Emergência em Saúde Pública, consultada a Autoridade de Saúde do Funchal, informamos que:

1. A celebração litúrgica será no sábado, 5 de Setembro, às 15:00, na Sé do Funchal e será presidida pelo Bispo do Funchal.

2. A participação na Missa é restrita ao finalista, não sendo admitida a entrada de qualquer familiar ou acompanhante na cerimónia, respeitando a orientação n.º 029/2020 da Direcção-Geral da Saúde (DGS): Medidas de prevenção e controlo em Locais de Culto e Religiosos.

3. Para entrada na cerimónia, o finalista deverá ser portador de um CONVITE.

4. O CONVITE deverá ser recolhido pelo finalista, entre os dias 26 de Agosto e 4 de Setembro, em qualquer GAUDEAMUS (Campus Universitário da Penteada ou Colégio dos Jesuítas do Funchal). Caso o finalista não tenha disponibilidade, deverá indicar a pessoa que irá recolher o seu CONVITE, transmitindo essa informação por e-mail, na véspera da recolha, através do seu endereço de aluno [@student.uma.pt] para gaudeamus@amadeira.pt.

5. Na impossibilidade da realização das restantes cerimónias que integram a GRADUAÇÃO, o Conselho de Veteranos preparou o habitual diploma que será entregue aos finalistas quando recolherem o seu CONVITE.

6. Sabendo o inconveniente que representa a limitação de participação apenas ao finalista, num momento que deveria ser de partilha e celebração, apelamos à compreensão e cumprimento das orientações das autoridades que pretendem zelar pela saúde e segurança de todos.

7. Os estudantes são incentivados a participar com o seu traje académico, respeitando as normas do Código de Praxe e as recomendações do Conselho de Veteranos.

8. Tão importante como respeitar as orientações da DGS e da autoridade regional de saúde dentro do local de culto, é respeitar a segurança fora do espaço da missa. Apelamos a todos para que evitem concentrações no exterior da Sé.

9. A missa será um momento particular de celebração do fim de uma etapa importante na vida de todos os finalistas. Reúnam os vossos amigos e familiares, dentro dos limites impostos, em celebrações privadas noutros locais, como as vossas residências.

10. Os participantes da missa deverão desinfectar as mãos, à entrada e à saída do local de culto, nos dispensadores de solução à base de álcool disponíveis para esse efeito.

11. Os participantes da missa deverão usar máscara facial dentro da Sé e no exterior, de acordo com as recomendações da autoridade regional de saúde.

12. Os finalistas que desejem, poderão não participar nesta celebração, integrando a missa da Bênção das Fitas de 2021, na Primavera desse ano. Esperamos que essa seja feita sem as restrições que se impõem no presente ano.

Funchal e UMa, 25 de Agosto de 2020.

O Departamento da Pastoral do Ensino Superior na Madeira e a Académica da Madeira desejam felicidades aos finalistas!