Inscrição: Época Especial 2019-2020
11 de Agosto de 2020.
As dificuldades dos estudantes
24 de Agosto de 2020.
Mostrar Tudo

De férias em Santa Cruz? Sim!

De férias em Santa Cruz um dos lançamentos de Agosto da Imprensa Académica

Conheça um pouco da obra que se encontra à venda na Gaudeamus, na Fnac, na Wook, na Bertrand (online e lojas) e noutros livreiros nacionais e regionais.

A Imprensa Académica e a Câmara Municipal de Santa Cruz juntam-se num projecto dedicado aos mais jovens

O primeiro lançamento de Agosto da Imprensa Académica, chancela editorial da Académica da Madeira, é a obra infanto-juvenil Umas férias em Santa Cruz. A obra é resultado de um trabalho de pesquisa baseado não só em trabalhos de alguns académicos que se dedicaram ao estudo da História da Madeira e, em particular, da de Santa Cruz, como de documentos originais, hoje guardados nos principais arquivos portugueses. Seguiu-se a fase de construção de um texto simples e apelativo, que servisse para aprender e para divertir.

Da autoria de Carlos Diogo Pereira e ilustrado por Sofia Reis, o livro objectiva mostrar aos mais jovens um pouco da arte, da cultura e da história daquele concelho da Madeira.

Segundo Emanuel Gaspar, coordenador da obra, o “lançamento deste livro, que divulga a história e o património cultural do concelho, junto dos mais jovens, é uma mais valia na consciencialização para a importância da nossa história e cultura dando a conhecer as várias vertentes da nossa memória colectiva”.

Da mesma opinião é o autor, Carlos Diogo Pereira, ao considerar que a história de Santa Cruz é um excelente exemplo para a compreensão da História de Portugal e do Mundo Ocidental, nos últimos 6 séculos. O texto do livro é um bom ponto de partida para conhecê-la.

A narrativa começa no nosso tempo, quando a Joana, uma menina de Santa Cruz recebe como trabalho de férias de Natal um trabalho sobre a história local, temática que a professora pretende abordar no regresso à escola. Para a ajudar, os avós da Joana decidem levá-la e aos outros netos a dar um passeio pelo centro da cidade de Santa Cruz, falando daquela terra e das suas gentes.

Ao longo das páginas do livro, duas gerações da mesma família trocam saberes que ajudam a compreender a história de Santa Cruz e da Madeira. Aventureiros, corsários, mercadores, guerreiros, santos, artistas, desportistas e muitos outros protagonizam as histórias narradas.

Apesar de já estar disponível ao público nas livrarias, a apresentação da obra, em Setembro, coincidirá “com a reinauguração da Biblioteca Municipal de Santa Cruz, agora que foi recentemente reabilitada e requalificada, dentro do projecto de restauro de toda a Quinta do Revoredo. Este acto marca o início de uma nova dinâmica que se quer empreender às bibliotecas Municipais de Santa Cruz, aproximando os vários públicos e divulgando o importante acervo bibliográfico que estas instituições culturais possuem.”, revelou o município.

A obra encontra-se disponível, de forma remota, no portal da Wook e da Bertrand, estando à venda na Bertrand, na Fnac e noutros livreiros regionais e nacionais.
A Imprensa Académica prepara a edição de 10 obras até Dezembro deste ano. Destaca-se a edição de mais uma obra infanto-juvenil, o volume 2 de ensaios dos 31 Desafios para o Ensino Superior, os números 7 e 8 da colecção Ilustres (Des)conhecidos e o volume 6 da História da Madeira, alusivo ao século XX e fechando a colecção quando são encerradas as comemorações dos 600 do início do povoamento do Porto Santo e da Madeira.

Sinopse

Com o Natal à porta, a professora pediu um trabalho sobre a história local, para fazerem em casa. O problema é que a Joana vive em Santa Cruz e não sabe sobre o que há de escrever. Dias depois, os avós levaram-na, com os restantes netos, numa aventura pela cidade de Santa Cruz.

O nome Santa Cruz foi dado por João Gonçalves Zarco, há muitos séculos. Depois começou a epopeia dos santa-cruzenses: foram guerreiros e exploradores em terras distantes; produziram açúcar e, mais tarde, o vinho nas suas fazendas; tornaram-se importantes comerciantes pelo Atlântico; fizeram edifícios grandiosos e encheram-nos de joias e obras de arte; lutaram contra corsários e outros inimigos.

Santa Cruz é a terra da Festa, desde a Restauração da Independência ao Santo Amaro. A Joana vai ouvir muitas histórias incríveis, pois Santa Cruz é mesmo fixe!

De Férias em Santa Cruz
Autor: Carlos Diogo Pereira
Ilustradora: Sofia Reis
Edição: Imprensa Académica
Capa dura, 92 páginas.
Preço: 14,90€

Sobre a Imprensa Académica

Imprensa Académica é uma editora criada em 2014 pela Académica da Madeira, que é a proprietária e a gestora de toda a sua actividade. Ao longo dos anos tem publicado em várias áreas do saber, através da iniciativa da sua equipa, de trabalhos contratados por entidades externas e de propostas recebidas de autores ou organizações.

A actividade da Imprensa Académica nasce para fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes, divulgar os trabalhos produzidos nas instituições de ensino superior e promover a interacção com a sociedade. Aliado a esses propósitos, a actividade da Imprensa Académica permite a angariação de receitas para os programas de apoio social e de voluntariado da Académica da Madeira.

Vencedor, em 2019, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, a editora continua a apostar na oferta de oportunidades na comunidade académica, juvenil e população geral, como veículo de expressão enquanto escola de cidadania activa e de participação cívica e democrática dos jovens, sendo particularmente reconhecida pela sua qualidade, dimensão territorial e impacto social relevante na comunidade.

Consulte, aqui, o catálogo de publicações da Imprensa Académica.