Dúvidas sobre as bolsas?
23 de Junho de 2020.
Modernidades
21 de Julho de 2020.
Mostrar Tudo

Candidatura à Bolsa de Estudo

Faz já a tua candidatura!

O Gabinete de Apoio Social, Área de Bolsas, dos Serviços de Acção Social da UMa, tem dois locais de atendimento presencial disponíveis para o esclarecimento de dúvidas sobre a tua candidatura, além do atendimento remoto.

1. Na Rua de Santa Maria, n.º 253, mediante marcação prévia através do endereço de correio electrónico bolsas.estudo@sas.uma.pt.
2. No Campus Universitário da Penteada, até 31 de Julho, na sala junto ao Gabinete de Apoio ao Estudante (piso zero, laboratório 0.30 – semiótica).

Contacto telefónico dos SASUMa: +351 291 201 810.

Prazos de candidatura:

A candidatura à atribuição de bolsa de estudo para o ano lectivo 2020-2021 deve ser submetida no portal da DGES.

A) De 25 de Junho a 30 de Setembro.
B) Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de Setembro. É, por exemplo, o caso dos caloiros de 2020-2021.
C) Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade que o faculta, no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágios profissionais.
D) A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de Outubro e 31 de Maio, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período lectivo ou do estágio.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Lê o nosso esclarecimento.
Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, através da acção “Fora da sala também aprendemos” que pretende dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho logo no primeiro ano no ensino superior, com o apoio da agência Ciência Viva. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.