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Regresso à UMa: as tuas dúvidas

Com o levantamento progressivo das medidas de contenção provocadas pela pandemia do novo coronavírus, a Universidade da Madeira prepara-se para receber os alunos ao longo dos próximos dias para a realização das avaliações presenciais. Para esclarecer as dúvidas que te possam surgir, preparamos este conjunto de perguntas e respostas, que foi elaborado e verificado em conjunto com a Reitoria da nossa Academia.

1. Irei retomar as aulas presenciais?

A maior parte das unidades curriculares irão continuar a ser leccionadas à distância até o fim do semestre. Caso seja necessário fazer alguma avaliação presencial o agendamento está sendo organizado entre o docente da Unidade Curricular (UC), o Director de Curso, a Faculdade ou Escola Superior e a Presidente do Conselho Pedagógico.

2. E as aulas práticas?

As aulas práticas e laboratoriais foram retomadas a partir do dia 18 de maio, com as devidas medidas recomendadas pelas entidades de saúde.

3. Vou ter de usar máscara?

Sim, o uso de máscara é obrigatório nos recintos fechados e partilhados. As máscaras serão cedidas pela Universidade da Madeira. Além disso, pretendemos garantir o distanciamento social em todos os espaços da Universidade.

4. Por onde devo entrar e sair do edifício do Campus da Penteada?

As entradas e saídas do edifício da UMa (no Campus da Penteada) serão sempre e unicamente efectuadas pela porta principal.

5. Quando poderei regressar ao laboratório para retomar a minha investigação?

Sugerimos que entre em contacto com o seu coordenador ou com o responsável do laboratório pois os trabalhos de laboratório retomaram a partir do dia 18 de maio, de forma organizada pelos responsáveis.

6. Sou estudante estrangeiro e regressei ao meu país. Preciso de regressar à UMa para retomar as aulas presenciais?

Não. Poderás manter o regime de ensino à distância, inclusive nas UC’s com componente prática, bem como as avaliações.
No caso dos estudantes que estejam deslocados em Portugal Continental ou nos Açores, também podem ser avaliados à distância por exemplo recorrendo a exames orais.

7. Sou aluno/a de outra Instituição de Ensino Superior mas dado que não irei regressar à mesma, poderei realizar os momentos de avaliação na UMa? Quem devo contactar?

Pode. Deve informar a sua instituição de Ensino Superior que se encontra na RAM, que gostaria de efetuar os exames na UMa e que, para o efeito, a sua instituição deve contactar a Universidade da Madeira para o endereço gabinete@reitoria.uma.pt.

8. Os alunos que se encontram nos grupos de risco serão obrigados a retomar as aulas presenciais ou as avaliações presenciais?

Não. Os imunodeprimidos e portadores de doença crónica que, de acordo com as orientações da Autoridade de Saúde, se enquadrem nos grupos de risco, devem, sempre que possível, optar pelo teletrabalho. Quem se encontre nesta condição deve contactar o seu médico assistente, para comprovar a sua situação médica. O estudante que se encontre na condição referida no parágrafo anterior deverá comunicá-la à UMa, através de endereço eletrónico assuntos.academicos@mail.uma.pt.

9. Posso ir a exame de época especial de UC’s do 1.º semestre?

Apenas nos casos previstos que estão descritos no Regulamento de Avaliação e de Aprendizagem dos Alunos da UMa. O regulamento encontra-se disponível na página da UMa.

10. Há limite de n.º de exames a que posso ir em época especial?

A época especial de UC de 2º semestre é aberta a todos os estudantes e é gratuita, mas os estudantes precisam se inscrever.
A época especial de UC de 1º semestre está condicionada ao estabelecido no Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa. Para o cálculo do número limite de inscrições não contarão as UC de 2º semestre. As inscrições em UC de 1º semestre são pagas.

11. Poderei regressar à Residência Universitária quando a atividade letiva retomar?

Sim. Qualquer questão relacionada com a residência universitária poderás entrar em contacto com a Administradora dos SASUMa, através deste endereço de e-mail: reservas@sas.uma.pt.

12. Posso ter uma unidade curricular apenas com um momento de avaliação a 100%?

Sim. As avaliações de UC puderam ser alteradas mas as alterações foram apreciadas pelas Unidades Orgânicas e pelos Presidentes dos Conselhos Pedagógicos.

13. Necessito de consultar uma obra que está disponível na biblioteca. O que devo fazer?

O acesso à Biblioteca está condicionado, devendo, em regra, ser requerido o acesso aos recursos bibliográficos, através do seguinte endereço eletrónico: biblioteca@mail.uma.pt. Os recursos bibliográficos que careçam extraordinariamente, de uma consulta física, serão devidamente sinalizados pela Biblioteca, sendo autorizado o acesso do estudante ao edifício, para consulta e manuseio do recurso em causa.

14. Acesso às refeições sociais? Existirá a partir de 18/5?

Sim. Será disponibilizado serviço de refeição (almoço e jantar) na modalidade de take-away. A ementa estará disponível no facebook dos SASUMa (facebook.com/ServicosAcaoSocialUMa) e as reservas deverão ser feitas no dia útil anterior, entre as 09h00 e as 11h00, para o seguinte endereço eletrónico: gabinete.alimentar@sas.uma.pt. A entrega das refeições será feita na cantina entre as 12h00 e as 13h00, efetuando-se o pagamento nesse momento, na caixa registadora localizada naquele espaço.

15. Qual o horário de funcionamento do bar e da cantina?

De momento o bar não está aberto ao público.
A cantina está aberta entre as 12h00 e as 13h00 para entrega das refeições na modalidade de take-away.

16. Os elevadores serão condicionados para as pessoas com mobilidade reduzida?

Sim, os elevadores apenas são recomendados a pessoas com mobilidade reduzida.

17. Como será feita a distribuição do material de proteção individual à comunidade académica (ex. máscaras)?

O material de proteção individual será fornecido na porta principal do edifício do Campus. Ao longo do edifício, existem vários dispensadores com solução desinfetante para as mãos.

Última actualização: 1 de Junho de 2020.