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Ensino à distância: as tuas dúvidas

Esclarece as tuas principais dúvidas sobre o ensino não presencial

A Universidade da Madeira (UMa) continua a aplicar os seus esforços para adaptar o seu sistema educacional ao formato de e-learning, enquanto as aulas presenciais não são uma realidade. A UMa, adaptando-se à nova realidade, continuará sua missão de ensino e produzirá e disseminará conhecimentos, mantendo seu sucesso e bem-estar como foco principal de sua atividade. Apresentamos de seguida as respostas para o conjunto de perguntas frequentes, elaborado e verificado em conjunto com a Reitoria da nossa Academia.

1. O calendário letivo irá sofrer alterações?
Sim, mas neste momento ainda não existe nenhuma alteração oficial ao calendário do presente ano letivo, apenas que se prevê estender até final de Julho. Quando for alterado, será devidamente divulgado à comunidade académica.

2. A assiduidade às aulas é obrigatória?
Nas componentes de lecionação à distância, a assiduidade e participação nas aulas pode ser uma componente da avaliação normal, embora não eliminatória, mas não pode ser contabilizada em época de recurso ou época especial.

3. O que devo fazer caso não consiga marcar presença nas aulas online?
Podem existir vários tipos de lecionação à distância, por exemplo aulas dadas em direto, por videoconferência e/ou gravadas em vídeo e disponibilizadas aos estudantes, ou por outras formas de organização da atividade letiva, incluindo fornecimento de materiais e trabalho autónomo, acompanhado pelo docente, disponibilização de tutoriais, apontamentos e momentos de discussão.
Caso não consigas aceder à lecionação das tuas unidades curriculares, deverás entrar em contacto com o diretor de curso, para o seu endereço eletrónico, dando conhecimento à Vice-Reitora Custódia Drummond através do seguinte endereço de e-mail: aulasc19@mail.uma.pt, informando o motivo pelo qual não consegues participar nas aulas online, para que a Universidade tente ultrapassar o problema.

4. Tenho unidades curriculares que ainda não estão a ser lecionadas em regime não presencial. O que devo fazer?
Uma vez que todas as unidades curriculares deverão se adaptar ao regime não presencial, com exceção de algumas componentes (p.ex., certas aulas laboratoriais, trabalhos de campo ou estágios), deverás entrar em contacto com o teu diretor de curso (com cc para Vice-Reitora Custódia Drummond – aulasc19@mail.uma.pt), de modo a que te possa informar sobre o que está a ser pensado para resolver problemas desse género.

5. Pode ser considerado como critério de admissão a exame, obter uma classificação mínima na componente prática?
Sobre a avaliação deverá ser contacto o professor responsável pela unidade curricular, para obter as informações desejadas.
De qualquer forma, de acordo com o despacho 74/R/2020, de 8 de abril, na época especial de avaliação, a que os estudantes terão acesso, a ocorrer em setembro em data a definir, os estudantes poderão recuperar 100% da classificação de todas as componentes, com exceção de algumas componentes, como as de caráter laboratorial, saídas de campo ou estágios, em que tal não seja exequível e que não foram objeto de lecionação não presencial.

6. Os professores podem alterar o horário das aulas?
Em regra o horário das aulas mantém-se no horário anteriormente estabelecido para as aulas presenciais. Mas poderão existir casos em que se justifique a marcação de aulas para outro horário.

7. Os professores podem alterar a duração da aula?
Podem, de acordo com a natureza da aula, adaptada ao ensino não presencial.

8. Os sumários estão a ser colocados no InfoAlunos?
Os professores devem preencher sempre os sumários das aulas que são lecionadas.

9. Há professores a pedir realização de trabalhos durante estas duas semanas. É permitido?
Sim, o processo de ensino-aprendizagem, embora esteja mais limitado, continua a ser promovido através de trabalhos, estudo autónomo, leituras, etc.

10. Podemos ter alguma avaliação enquanto a atividade letiva não voltar a ser presencial?
Sim, por exemplo, trabalhos, projetos, apresentações e orais.

11. Os trabalhos realizados durante as últimas semanas têm algum peso na avaliação?
Em princípio, sim. Depende do que foi combinado com o Professor.

12. Todos os alunos têm acesso à época especial?
Todos os alunos terão acesso à época especial de avaliação, a ocorrer em setembro em data a definir, excetuando-se as dissertações/trabalhos de projeto/relatórios de estágio de mestrado, as teses de doutoramento e os estágios dos cursos técnicos superiores profissionais, bem como os ciclos de estudos alvo de protocolos específicos.

13. Poderá haver alteração nos prazos previstos para avaliações das UCs de projeto, estágios, dissertação, tese, etc?
Sim. São prolongados por mais três meses os prazos para entrega das dissertações/trabalhos de projeto/relatórios de estágio de mestrado e das teses de doutoramento, bem como os prazos para a conclusão dos estágios dos cursos técnicos superiores profissionais.

14. Em que época de exames poderei realizar melhoria de classificação?
Na época de avaliação seguinte àquela em que obteve aprovação, neste ano letivo, ou em qualquer época do semestre em que a unidade curricular funcionar no ano letivo de 2020/21.

15. Posso dirigir-me às instalações da Universidade da Madeira?
Somente para situações de exceção, requerendo previamente uma autorização, indicando o motivo, por correio eletrónico para o seguinte endereço: equipamentos.instalacoes@mail.uma.pt.

16. Até quando devo pagar as propinas de Março e Abril?
A data-limite para o pagamento das prestações das propinas dos estudantes não bolseiros foram adiadas em dois meses. A prestação do mês de março poderá ser paga até fim de maio, a de abril até fim de junho, a de maio até ao fim de julho e a de junho até fim de agosto.

17. Quais são os prazos para candidatura aos mestrados da Universidade da Madeira?
Consulta todos os prazos para candidatura ao curso pretendido aqui.

18. Sou aluno/a finalista e a conclusão do meu curso depende do estágio curricular. Irei poder terminar o curso no tempo previsto?
De acordo com as informações veiculadas pela Universidade da Madeira, estão a ser feitos todos os esforços para que os alunos nesta situação possam terminar no tempo previsto. Caso ainda não tenhas recebido qualquer informação sobre quais serão os procedimentos adoptados, entra em contacto com o teu director/a de curso (com CC para Vice-Reitora Custódia Drummond – aulasc19@mail.uma.pt).

19. Sou aluno/a de um CTeSP e tinha uma componente de estágio neste semestre. Quem devo contactar para obter mais informações?
De acordo com as informações providenciadas pela Universidade da Madeira, deverá entrar em contacto com o/a director/a de curso (com CC para Vice-Reitora Custódia Drummond – aulasc19@mail.uma.pt).

20. O seguro escolar permanece activado durante a actividade não presencial?
Na residência dos segurados apenas fica coberto os sinistros ocorridos no âmbito da formação. Os que ocorram de outra natureza na sua residência não estão cobertos.

Caso persista algum problema ou dúvida, encontramo-nos disponíveis para esclarecer e dar auxílio em algum constrangimento causado por esta pandemia através do e-mail: geral@amadeira.pt.

 

Última actualização: 24 de Abril de 2020.