Fogos urbanos são alvo de estudo
7 de Fevereiro de 2020.
Behemoth
9 de Fevereiro de 2020.
Mostrar Tudo

Prática desportiva dos estudantes

Deixaste de praticar desporto depois de entrares na Universidade!? 

A actividade física e os desporto constituem-se como um pilar essencial para a nossa saúde e bem-estar. De acordo com a Direcção Geral de Saúde, no mundo inteiro, mais de 60% dos adultos não efectuam os níveis suficientes de actividade física que sejam benéficos para a sua saúde.

De modo a conseguir compreender a percentagem de estudantes da Universidade da Madeira (UMa) que não praticam qualquer tipo de desporto, a Académica da Madeira encontra-se a realizar um inquérito cujo objectivo é recolher toda a informação sobre os hábitos e níveis de actividade física dos alunos da UMa.

Aliado a esse propósito, pretendemos entender quais os principais motivos que conduzem à sedentariedade e, simultaneamente, perceber o que realmente motiva os estudantes a serem fisicamente activos.

De 10 a 14 de Fevereiro estaremos a distribuir os inquéritos pelo Campus da UMa. A tua anonimidade é garantida, partilha a tua experiência desportiva!

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.

Sobre o Observatório da Vida Estudantil

A Criação do Observatório da Vida Estudantil resulta da necessidade de conhecer quem são os estudantes da Universidade da Madeira, de onde vêm, quais as dificuldades sentidas e quais as suas aspirações e estratégias perante o futuro. Nasce, igualmente, por se considerar que conhecer a população estudantil é fundamental para que a UMa se possa afirmar como instituição de ensino superior de referência. O Observatório tem como missão fornecer à comunidade académica e civil e aos decisores locais um conhecimento cabal e consistente sobre os estudantes da UMa: à entrada, traçando os perfis académicos anteriores, caracterizando as suas origens e identificando as suas aspirações e escolhas; acompanhando os seus itinerários no interior da UMa; à saída, conhecendo os percursos de inserção no mercado de trabalho dos diplomados pela UMa.