Reino Unido sai hoje da UE
31 de Janeiro de 2020.
Materia: an impressive life
1 de Fevereiro de 2020.
Mostrar Tudo

Campeonato Nacional Universitário

A Associação Académica da Universidade da Madeira vai participar, no próximo dia 1 de Fevereiro, nos Campeonatos Nacionais Universitários na modalidade de Duatlo.

A nossa participação irá contar com a presença de dois atletas, de clubes distintos:

  • Francisco Luís, de 21 anos, é estudante do 3.º ano do curso de Educação Física e Desporto e atleta do Clube Naval do Funchal. A sua paixão pelo desporto surge desde muito cedo, sendo que em 2016, conseguiu alcançar a 8.ª posição no Campeonato do Mundo de Duatlo. No mundo do triatlo, o Francisco já alcançou muitas proezas sendo que já foi Campeão Nacional de Duatlo e Aquatlo, inclusive já se sagrou por 2 vezes Campeão da Europa de Biatle. As suas vitórias no Campeonato Nacional Universitário não fogem à regra, em 2018, o Francisco tornou-se vice-campeão nacional universitário na modalidade de Duatlo, a 13 segundos do título universitário e também do pódio do seu agegroup.
  • Pedro Prioste, de 18 anos, actualmente encontra-se a frequentar o 1.º ano da Licenciatura em Economia. Começou a praticar triatlo em 2014, no Ludens Clube de Machico, que actualmente ainda representa. Em 2019, em termos de resultados, conseguiu atingir o auge da sua carreira de triatleta, tornando-se Vice Campeão Regional Absoluto de Triatlo e Duatlo e, também, Campeão Regional de Triatlo, Aquabike, Duatlo e Duatlo BTT, no escalão de juniores. Recentemente, sagrou-se Campeão Nacional de Aquatlo no escalão de Juniores e Vice-Campeão Nacional Absoluto de Aquatlo. Apesar de esta ser a sua estreia nos Campeonatos Nacionais Universitários, expectamos que os resultados vão ser muito positivos!

A prova vai contar com mais de 15 participantes e terá início pelas 15:30, em Rio Maior – Santarém.

A Académica da Madeira apoia a prática desportiva e considera que a vertente desportiva do dia-a-dia dos estudantes deverá ser reforçada ano após ano, pois é fundamental para a manutenção de uma vida saudável.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses e a realização de actividades desportivas e de lazer.

Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.