Wavvyboi: The future of German RnB 
3 de Fevereiro de 2020.
Volunteering in Madeira
6 de Fevereiro de 2020.
Mostrar Tudo

LER: Entrega de Livros

A Académica da Madeira doou mais 20 obras à biblioteca da UMa.

A Académica da Madeira tem procurado consciencializar para a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem de modo a promover a cultura, o enriquecimento intelectual e o desenvolvimento de espírito crítico dos jovens estudantes da Universidade da Madeira.

Neste sentido, e procurando atenuar as dificuldades sentidas pelos estudantes em adquirir bibliografia especializada devido ao seu elevado custo, a Académica da Madeira criou o LER, um dos diversos programas de apoio social existentes. Esta nova doação, resultado dos pedidos feitos por alguns Directores de Curso e fruto do trabalho voluntário de diversos jovens na angariação de receitas que permitisse a sua aquisição.

Desta forma, no passado dia 23 de Janeiro, a Académica da Madeira doou à biblioteca da Universidade da Madeira mais 20 obras.

Agradecemos a todos que contribuíram com as actividades da Académica para que esta oferta fosse possível. O programa LER – Bolsa de Livros da Académica – continuará a dotar a biblioteca da UMa de mais obras, ao longo dos próximos anos.

Sobre o LER – Bolsa de Livros da Académica

O LER – Bolsa de Livros da Académica – é parte da nossa política de apoio social. Este programa tem como objectivo permitir o acesso dos estudantes a livros que sirvam de complemento à sua formação. Numa primeira fase, esta iniciativa tem como público-alvo os estudantes da Universidade da Madeira, não só por meio da atribuição de livros à sua biblioteca, mas também através da realização de eventos como feiras do livro usado, iniciativas que promoverão uma ligação entre os presentes e os antigos estudantes.

Futuramente, o objectivo passará por expandir a iniciativa para as várias escolas espalhadas por todos os concelhos da Região, também com outro tipo de livros, de forma a propagar ao máximo o gosto pela leitura e a vontade de adquirir mais conhecimento junto do maior número de jovens possível.

A relação entre a Académica e os programas sociais em curso vai além do acto de financiar, uma vez que as nossas acções solidárias assentam também no acompanhamento que fazemos das actividades, através da monitorização dos programas e do impacto social por eles gerado, e da educação cívica que essas iniciativas despertam e promovem no seio da comunidade académica e da sociedade.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses e a realização de actividades desportivas e de lazer.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.