Vatican City State
17 de Novembro de 2019.
Violência, Verdade e Tradição
19 de Novembro de 2019.
Uma visita guiada ao Colégio dos Jesuítas

Académica da Madeira celebra os 450 anos do Colégio dos Jesuítas com a publicação de livro infanto-juvenil. Sábado, 23 de Novembro, às 10:30, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. A entrada é livre.

A obra encontra-se à venda na Gaudeamus, na Fnac, na Wook, na Bertrand(online e lojas) e noutros livreiros nacionais e regionais.

Sabiam que para ensinar latim nos nossos colégios, por todo o Mundo, usávamos um livro escrito por um jesuíta madeirense? Sim, foi o padre Manuel Álvares, que nasceu na Ribeira Brava e escreveu De intitutione grammatica, um manual de latim, com centenas de edições e usado durante séculos.

Por ocasião da comemoração dos 450 anos de fundação do Colégio, a Académica da Madeira resolveu publicar uma obra infanto-juvenil que narrasse os factos da ocupação do edifício que, hoje, é composto pelas caves Pereira d’Oliveira, a Reitoria da Universidade da Madeira (UMa) e pela Igreja de São João Evangelista, Monumento Nacional desde 1940 e que constitui a parte mais visível e conhecida deste conjunto edificado o maior no arquipélago da Madeira até ao século XX.

Nasceu assim Uma visita guiada do Colégio dos Jesuítas do Funchal, da autoria de Lígia Brazão, escritora e pedagoga galardoada, e de Carlos Diogo Pereira, professor e responsável pelo serviço educativo do programa premiado Herança Madeirense, promovido pela Académica da Madeira desde 2016. A narrativa é acompanhada por imagens das personagens e dos cenários, baseados nos reais espaços do Colégio, da autoria da jovem ilustradora Sofia Reis, antiga aluna da Universidade da Madeira.

O leitor é convidado a acompanhar um grupo de jovens de diferentes anos lectivos do Ensino Básico na sua visita ao Colégio dos Jesuítas. Afonso, o mais velho do grupo, explicará aos amigos a história do edifício, falando dos espaços, dos acontecimentos e das pessoas que fazem do Colégio do Funchal um edifício singular.

A apresentação da obra que segue os passos das personagens Pedro, Isabel, Luísa, João e Afonso destina-se a todos os interessados: Crianças, jovens, estudantes, educadores, professores, pais, mães, avós e avôs.

Sobre a Imprensa Académica

Imprensa Académica é uma editora criada em 2014 pela Académica da Madeira, que é a proprietária e a gestora de toda a sua actividade. Ao longo dos anos tem publicado em várias áreas do saber, através da iniciativa da sua equipa, de trabalhos contratados por entidades externas e de propostas recebidas de autores ou organizações.

A actividade da Imprensa Académica nasce para fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes, divulgar os trabalhos produzidos nas instituições de ensino superior e promover a interacção com a sociedade. Aliado a esses propósitos, a actividade da Imprensa Académica permite a angariação de receitas para os programas de apoio social e de voluntariado da Académica da Madeira.

Vencedor, em 2019, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de oportunidades na comunidade académica, juvenil e população geral, como veículo de expressão enquanto escola de cidadania activa e de participação cívica e democrática dos jovens, sendo particularmente reconhecida pela sua qualidade, dimensão territorial e impacto social relevante na comunidade. A editora continua.

Consulte, aqui, o catálogo de publicações da Imprensa Académica.