Europe’s impact
7 de Outubro de 2019.
Europe of my grandchildren
9 de Outubro de 2019.
Presidente da Direcção da Académica da Madeira, Carlos Abreu, toma posse nos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário. Estádio do Jamor, Lisboa, 8 de Outubro

A Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor, acolherá a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para o mandato 2019-2021.

A Federação Académica do Desporto Universitário foi criada, em 1990, com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior. Dotada de Utilidade Pública Desportiva desde o ano de 1995, foca o desporto universitário em toda a sua dimensão: desportiva, educativa e social.

A FADU, responsável pela organização do Desporto Universitário, tem em competição “mais de 8000 praticantes de competição, em mais de 40 modalidades, e com mais de 100 clubes universitários envolvidos”, registou Daniel Monteiro, o presidente cessante na sua participação na obra ensaística, 31 desafios para o Ensino Superior, publicado pela Imprensa Académica, em Abril deste ano. Indicava, no mesmo ensaio, que a representação dos clubes atingira 17 distritos em Portugal Continental e a Madeira, ficando de fora apenas Portalegre e os Açores.

Contudo, esta situação tem vindo, nos últimos anos, a ser contrariada. Fruto dos constrangimentos da insularidade e da constante falta de apoio das entidades nacionais que tutelam o desporto universitário, os estudantes da Madeira deixaram de ter participação e de, inclusive, revalidar títulos conquistados em diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais.

No sentido de colaborar com a FADU e colocar, novamente, a Madeira com representação no desporto universitário português, a Académica da Madeira, na pessoa no seu Presidente da Direcção, Carlos Abreu, passará a integrar os novos órgãos sociais. Por ser “um dos nossos parceiros fulcrais no desenvolvimento de actividades desportivas e dada essa cooperação fui convidado a integrar os órgãos sociais para o próximo mandato da FADU, na qualidade de Secretário do Conselho Fiscal, o que aceitei com todo o gosto”, referiu Carlos Abreu.

Presentes na cerimónia estarão, entre outros convidados, o presidente eleito, André Reis, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o presidente cessante da FADU, Daniel Monteiro, bem como todos os elementos da direção recém-eleita.

Recorde-se que André Reis, estudante no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, foi eleito presidente a 12 de setembro. Antes disso foi presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro durante dois mandatos, presidente do conselho fiscal da FADU e foi ainda representante dos estudantes do ensino superior no conselho consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.