Troféu do Reitor
3 de Outubro de 2019.
450 anos do Colégio dos Jesuítas
12 de Outubro de 2019.
Mostrar Tudo

Tomada de posse na FADU

Presidente da Direcção da Académica da Madeira, Carlos Abreu, toma posse nos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário. Estádio do Jamor, Lisboa, 8 de Outubro

A Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor, acolherá a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para o mandato 2019-2021.

A Federação Académica do Desporto Universitário foi criada, em 1990, com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior. Dotada de Utilidade Pública Desportiva desde o ano de 1995, foca o desporto universitário em toda a sua dimensão: desportiva, educativa e social.

A FADU, responsável pela organização do Desporto Universitário, tem em competição “mais de 8000 praticantes de competição, em mais de 40 modalidades, e com mais de 100 clubes universitários envolvidos”, registou Daniel Monteiro, o presidente cessante na sua participação na obra ensaística, 31 desafios para o Ensino Superior, publicado pela Imprensa Académica, em Abril deste ano. Indicava, no mesmo ensaio, que a representação dos clubes atingira 17 distritos em Portugal Continental e a Madeira, ficando de fora apenas Portalegre e os Açores.

Contudo, esta situação tem vindo, nos últimos anos, a ser contrariada. Fruto dos constrangimentos da insularidade e da constante falta de apoio das entidades nacionais que tutelam o desporto universitário, os estudantes da Madeira deixaram de ter participação e de, inclusive, revalidar títulos conquistados em diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais.

No sentido de colaborar com a FADU e colocar, novamente, a Madeira com representação no desporto universitário português, a Académica da Madeira, na pessoa no seu Presidente da Direcção, Carlos Abreu, passará a integrar os novos órgãos sociais. Por ser “um dos nossos parceiros fulcrais no desenvolvimento de actividades desportivas e dada essa cooperação fui convidado a integrar os órgãos sociais para o próximo mandato da FADU, na qualidade de Secretário do Conselho Fiscal, o que aceitei com todo o gosto”, referiu Carlos Abreu.

Presentes na cerimónia estarão, entre outros convidados, o presidente eleito, André Reis, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o presidente cessante da FADU, Daniel Monteiro, bem como todos os elementos da direção recém-eleita.

Recorde-se que André Reis, estudante no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, foi eleito presidente a 12 de setembro. Antes disso foi presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro durante dois mandatos, presidente do conselho fiscal da FADU e foi ainda representante dos estudantes do ensino superior no conselho consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.