A writer of the Revolution
11 de Setembro de 2019.
Stanislaw Lem
13 de Setembro de 2019.
A Académica da Madeira prepara duas semanas de programação intensa para a Recepção aos novos alunos da UMa. 

Um pouco por todo o país, os estudantes do 1.º ano, comummente designados caloiros, são recebidos pelas Universidades, pelas Associações de Estudantes ou Académicas e pelas actividades da praxe organizadas pelos veteranos.

A pensar nestes e em todos os estudantes da UMa, a Académica da Madeira  preparou uma programação diversa que animará os primeiros dias do novo ano lectivo. Entre os dias 18 de Setembro e 5 de Outubro decorrerão diversos eventos que integram a Recepção ao Caloiro 2019.

As tradicionais quartas-feiras académicas trazem novidades. Entre as 14:00 e as 18:00 nos dias 18, 25 de Setembro e 2 de Outubro serão desenvolvidas várias actividades da praxe com a supervisão do Conselho de Veteranos. A Académica da Madeira promove momentos de convívio e de animação aos quais se juntam momentos de sensibilização para diversas problemáticas  com a presença da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências e da Polícia de Segurança Público.

Numa fase em que os novos alunos se preparam para enfrentar o grande desafio e, ao mesmo, dos melhores anos das suas vidas, a Académica da Madeira preparou a seguinte programação:

20 de Setembro, às 20:00 // Unleash the Beast

No dia 20 de Setembro terá lugar o primeiro evento nocturno, Unleash the Beast, no Pátio da UMa. A sonoridade estará à responsabilidade da Tuna D’Elas, da TUMa e das playlist’s do DJ Andy Lux  com o início marcado para as 20:00.

28 de Setembro, às 21:30 // Arraial Coral

O Campus Universitário da Penteada recebe mais uma edição do Arraial Académico a partir das 21:30 que contará com a actuação das Tunas, com o Desfile do Miss & Mister Caloiro e com a sonoridade à responsabilidade do DJ Oxy e DJ Andy Lux. Ao longo da noite existirão surpresas, ofertas e muita animação.

5 de Outubro, às 15:00 // Cortejo do Caloiro

Um dos pontos altos da Recepção ao Caloiro será o cortejo do Caloiro que terá início no Campus Universitário da Penteada e terminará pelas ruas do Funchal para o Baptismo. Será, certamente, um dos momentos mais marcantes para os novos alunos da UMa.

5 de Outubro, às 23:00 // Copacabana

No dia 5 de Outubro, a partir das 23:00, o Copacabana irá receber a celebração do Rei e Rainha dos Caloiros que serão anunciados bem como do Curso do Ano. O DJ Delta irá animar a festa, sendo o vencedor do Red Bull Thre3Style.

6 de Outubro, às 20:00 // Cais do Funchal

Da responsabilidade do Conselho de veteranos, esta actividade encerra a Recepção ao Caloiro 2019. O ponto de encontro será no Cais do Funchal e será feito o percurso passando pela Sé, Largo do Colégio e, por fim, Jardim Municipal.

Para dúvidas relacionadas com os eventos/actividades da Recepção ao Caloiro de 2018, poderás te dirigir ao Students’ Help Desk, no piso -1 da Universidade da Madeira.

Sobre o Universitas

A Recepção ao Caloiro engloba um conjunto de actividades, dinamizadas anualmente, que têm como objectivo dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade da Madeira e ajudá-los na sua integração no Ensino Superior. Está integrada no programa Universitas, que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.