Elga Sesemann
17 de Julho de 2019.
The italian Genius
19 de Julho de 2019.
Fado de Coimbra invade Colégio dos Jesuítas esta sexta-feira.

Fatum atuam pela última vez antes da digressão que inclui a capital do Fado do estudante, Coimbra.

O grupo de Fados da Académica da Madeira fecha a temporada de 2018-2019 com um Sarau esta sexta-feira, pelas 21 horas, na Sala dos Arcos, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Ao longo do ano letivo que agora termina promoveram, mensalmente, um espetáculo não apenas com o intuito de difundir o fado de Coimbra mas, também e em especial, de angariar verbas para os programas de apoio social e de voluntariado dos estudantes da Universidade da Madeira, através da venda do segundo álbum, editado no passado mês de março, e através da angariação de donativos, uma vez que a entrada é livre.

A 16 de agosto, e antes do arranque da temporada 2019-2020, o grupo estará no Fundão, região das raízes de Amália Rodrigues. Os Fatum serão acolhidos por um grupo de pessoas que resolveu organizar um sarau aberto a toda a população. Vários temas coimbrãos e lisboetas serão apresentados nesse espetáculo que inicia a digressão do grupo por Portugal continental: Lousã, Castelo Branco, Coimbra e Porto são outras cidades que irão receber as actuações dos Fatum durante o mês de agosto.

Segundo Carlos Abreu, responsável pelo grupo, “trata-se de uma oportunidade de divulgar o trabalho de difusão e preservação do fado de Coimbra na Madeira, além de realizar um curto estágio com o grupo Fado ao Centro em Coimbra, os nossos padrinhos desde a formação do grupo em 2010”.

Os Fatum têm Carlos Diogo Pereira e César Dias como solistas, David Freitas e Pedro Gouveia na guitarra de Coimbra e Carlos Abreu, Diogo Freitas, João Francisco Baptista e Francisco Olim na guitarra clássica. Actuam, mensalmente, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, tendo já atuado em várias cidades de Portugal e da Europa. Apesar da juventude da formação, o grupo da Académica da Madeira já conta com dois álbuns editados, disponíveis em CD e nas principais plataformas de streaming do mundo.

Sobre a Herança Madeirense

O Sarau de Fados é uma das várias iniciativas que integram o nosso programa Herança Madeirense que congrega a oferta cultural e turística promovida pela Académica da Madeira. Materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atracções do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a Herança Madeirense oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.

O Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e, desde Novembro de 2017, a Quinta Vigia são os monumentos e as atracções que estão integradas no nosso programa.

Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.

Vencedor, em 2018 e pela quinta vez consecutiva, do Certificado de Excelência do maior portal de viagens do mundo, o Trip Advisor, a Herança Madeirense acumula vários prémios e distinções como o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído em 2017 pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, atribuído em 2017 pelo Banco Santander.

O programa Herança Madeirense segue apostando na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços disponibilizando ao público – nacional e internacional – experiências únicas e de qualidade.