European Union and the elections
7 de Junho de 2019.
Election time
10 de Junho de 2019.
Será que sabes os teus direitos?

Todas as instituições são reguladas por normas e a Universidade da Madeira, enquanto instituição de ensino superior deverá, por isso, não só preparar os estudantes cientificamente e, logo, profissionalmente, como também pessoal e civicamente. Normas básicas como a pontualidade, a assiduidade e cumprimento de prazos devem ser respeitadas e ensinadas aos estudantes através do exemplo prático dados pelos docentes e demais comunidade.

Quando tal não acontece, seja por que motivo for, é dever do estudante reportar a quem de direito, sem temer pressão e represálias. Para agilizar e concentrar todas as reclamações, e não querendo substituir-se aos Diretores de curso ou ao Provedor do Estudante, a Académica da Madeira implementou o programa Todos Temos Deveres, garantindo a confidencialidade e o anonimatos dos dados recolhidos, encaminhando reclamações e apresentando soluções a quem de direito.

Deves saber que:

  •  Para qualquer elemento de avaliação (frequência, mini-teste, apresentação, trabalho, …) do período de aulas, o prazo máximo para que o aluno saiba a nota é de 30 dias (não úteis);
  • O aluno deve saber, com uma antecedência mínima de 72 horas da data do exame de recurso ou de melhoria de nota, qual foi a sua nota final da época normal/período de aulas;

Em todostemosdeveres.pt podes e deves reportar quaisquer situações de incumprimento que estejas a experenciar.

Os resultados obtidos no semestre anterior já estão disponíveis e poderão ser consultados aqui.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses e a realização de actividades desportivas e de lazer.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.