Traditions in France
15 de Maio de 2019.
Poland during celebrations
17 de Maio de 2019.
Respeito. Educação. Igualdade.

A universidade sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento da consciência social devido à capacidade crítica que a caracteriza. No entanto, embora exista uma certa consciência para a discussão da inclusão, a verdade é que esta questão ainda está longe de ser perfeita.  Sabendo do potencial deste meio e da influência que poderá ter na sociedade, urge desenvolver um esforço para a eliminação da discriminação em função do género. É neste contexto que surge o mais recente programa da Académica da Madeira.

Omni- elemento de formação de palavras que exprime a ideia de todo, inteiro. É o programa da Académica da Madeira que organiza e apoia ações de sensibilização, de educação e de promoção das temáticas que envolvem o universo LGBT+. Pretende a promoção de um ambiente universitário de respeito pela diversidade, com uma cultura de inclusão e pautando-se pela atenção aos direitos cívicos das pessoas LGBT+.

Através da reflexão e consciencialização, de alunos e ex-alunos da Universidade da Madeira, sobre a igualdade e justiça social, este programa foi criado tendo em conta as desigualdades e assimetrias que ainda persistem não só no contexto universitário como na sociedade em geral.

O Omni- começará a sua actividade preparando um inquérito para compreender os problemas e desafios que a comunidade LGBT+ enfrenta na UMa e depois desenvolverá a sua acção com campanhas de educação cívica, em cooperação com outras estruturas congéneres universitárias e apoiando o grupo ALLUMa.

O ALLUMa é um grupo composto por estudantes da UMa que pretende, de uma maneira informal e independente da Académica, criar um ambiente facilitador e de integração da comunidade LGBT+ através de acções de proximidade e actuação junto dos estudantes.

Sobre o Universitas

O Omni- está integrado no programa Universitas, que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.