Christmas in Silesia, Poland
29 de Abril de 2019.
Traditions of Vorarlberg
1 de Maio de 2019.
Mostrar Tudo

Desenho de Da Vinci no Porto

Para celebrar o 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto vai promover uma “exposição única” do desenho “Rapariga lavando os pés a uma criança”, na quinta-feira.

Contactado pela agência Lusa, o diretor do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Luís Pinto Nunes, adiantou que a exposição de um só dia, na quinta-feira no Pavilhão de Exposições da faculdade, vai ser “única”, tendo em conta a “antiguidade” e “características” daquela que é a única obra do mestre italiano em Portugal.

“Dentro de toda a obra que integra, este desenho é muito despreocupado dos que tipicamente conhecemos de Leonardo da Vinci porque revela a relação de uma mãe e um filho”, disse Luís Pinto Nunes.

A exposição, aberta ao público entre as 11:00 e as 20:00, vai conter também alguma documentação bibliográfica sobre o desenho, como “escritos e catálogos” de especialistas em Desenho Antigo, que vão permitir ao público perceber o historial, a cronologia e outras questões específicas relacionadas com o desenho de Leonardo da Vinci e com estudos de investigação.

Embora os registos demonstrem que o desenho integra o acervo das escolas que antecederam à FBAUP, “Rapariga lavando os pés a uma criança” foi apresentado pela primeira vez ao público em 1962, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, na exposição “Desenhos Sécs. XVI a XIX”.

Contudo, foi depois de o curador e historiador de arte britânico Philip Pouncey ter reconhecido a autoria do desenho em 1965 e ter corrigido a atribuição a Raffaellino da Reggio que o desenho assumiu especial destaque.

A descoberta apenas foi tornada pública em 1978 através do artigo “An Unknown Drawing by Leonardo da Vinci”, na revista Apollo.

Depois de ter sido identificado o seu “verdadeiro autor”, o “Desenho do Porto”, como é conhecido internacionalmente, tem sido exibido nos mais importantes museus, e, após ser mostrado no Porto, o desenho segue por empréstimo para o Museu do Louvre, em Paris, onde vai integrar uma exposição dedicada aos 500 anos da morte de Da Vinci.

Notícia do Diário de Notícias de 30/04/2019.